Follow us Follow us Rss Feed
login

Projetos

Achusp

Site de achados e perdidos para a Universidade de São Paulo. O projeto é um sistema web desenvolvido em Rails onde é possível cadastrar e buscar por itens achados ou perdidos e está em produção.

Arquigrafia

O Arquigrafia é uma uma rede social para a construção colaborativa de um acervo digital de imagens da arquitetura brasileira. O Arquigrafia objetiva reunir fotografias, desenhos e ví­deos dos vários recantos do paí­s, produzidos por arquitetos, estudantes, professores, fotógrafos e pessoas interessadas em arquitetura. O Arquigrafia está disponível na Web, seguindo o modelo de Web 2.0, e por meio de dispositivos móveis (Android).

Baile

O projeto Baile almeja estudar e resolver problemas relacionados ao desenvolvimento e à utilização de coreografias de web services em ambientes de grande escala, em particular, nos ambientes relacionados à computação em nuvem. O projeto investiga maneiras pelas quais coreografias possam evoluir e adaptar o seu funcionamento quando os serviços que as compõem estão em constante mudança.

Borboleta

O projeto Borboleta utiliza novas tecnologias de computação móvel para melhorar o atendimento domiciliar em programas de Saúde Pública. Ele almeja desenvolver um sistema para permitir o uso de telefones celulares inteligentes por profissionais de saúde durante o atendimento domicilar a populações de baixa renda e áreas carentes.

Casamento entre Grafos

O projeto de casamento entre grafos é voltado para o desenvolvimento e pesquisa sobre problemas de casamento entre grafos e visa a construção de uma plataforma para resolver diversos problemas modelados por casamento.

CHOReOS

CHOReOS Logo

CHOReOS (www.choreos.eu) é um projeto do programa europeu FP7 e conta com 16 parceiros de 7 países. O projeto CHOReOS visa implementar um arcabouço para o desenvolvimento e encenação de coreografias escaláveis. O objetivo é permitir que especialistas de domínio desenvolvam soluções descentralizadas de ultra larga escala composta por serviços heterogêneos que são adaptáveis e cientes de qualidade de serviço.

CoGrOO

O CoGrOO (Corretor Gramatical para o OpenOffice.org) é um sistema para a detecção de erros gramaticais para a língua portuguesa.

Colmeia

O projeto colmeia visa informatizar todas as atividades de uma biblioteca universitária, oferecendo um sistema de software integrado de alto nível que atenda às necessidades de todos os usuários (alunos, professores, funcionários e usuários externos).

EGene

EGene é um sistema de geração de pipelines automático para análise de sequências de DNA.

Groupware Workbench

O Groupware Workbench oferece um kit de componentes de software para construção de aplicações na Web 2.0. Componentes organizados em função do modelo 3C (comunicação, coordenação e cooperação)  são utilizados para compor o sistema. Ferramentas colaborativas (Collablets), que compõe o groupware, são por sua vez compostas de componentes que implementam os elementos de colaboração (CollabElements), promovendo o reuso em dois níveis.

iCG

O Projeto iCG foi iniciado para apoiar a introdução à Computação. O iCG é um modelo muito simples do que vem a ser um Computador Eletrônico. Ele demonstra como um Computador funciona e como é possível construir um compilador para ele. O iCG tem 2 interfaces principais, o Emulador e o Compilador. O Emulador é uma interface que permite a visualização do funcionamento de um Computador. Ela apresenta os dispositivos básicos de um Computador (como memória, acumulador e dispositivos de entrada e saída) e dispões de poucas instruções de máquina.

Kalibro Metrics

Kalibro é uma ferramenta de análise de métricas de código-fonte. Todas as informações, arquivos e documentação estão disponíveis na página em inglês.

 

Também visite: http://kalibro.org.

MedSquare

O projeto MedSquare tem como objetivo criar um ambiente modular e flexível para a exploração de imagens médicas.

Saiba mais em http://ccsl.ime.usp.br/medsquare/

MetricMiner

MetricMiner (http://www.metricminer.org.br) is a tool that aims to support researchers when mining software repository data. As a researcher, MetricMiner enables you to create code metrics, execute them in many software repositories, extract data, and even run statistical tests. Currently, MetricMiner contains all Apache software projects, plus many popular code metrics.

Mezuro

O projeto Mezuro busca prover uma plataforma para comparar projetos de software livre e técnicas de formação de conjuntos de métricas relevantes para estes projetos. Então, ensinando como utilizar tais métricas, disseminando seu uso, formas de interpretação de seus resultados e evitando dívidas técnicas. Ele está em produção no enedereço mezuro.org e aceitando contribuições em seu repositório github.com/mezuro. Para mais informações entre em contato pela lista aberta mezuro@librelist.com.

MootiroMaps

MootiroMaps é um aplicativo web de mapeamento colaborativo e georreferenciado de territitórios, linhas e pontos. As informações cadastradas no mapa podem ser utilizadas para criação de mapas temáticos.

Os mapas temáticos podem servir para o planejamento do bairro, para um projeto de apresentação de pontos turísticos de uma região ou para o jornalismo de dados.

Novo NouRau

Sistema de Gerenciamento de Documentos on-line baseado no sistema Nou-Rau da Unicamp. O novo nou-rau é na verdade uma continuação do nou-rau original. Todo o código foi portado para php5.

DOWNLOAD

Bugs conhecidos

Problemas na inserção de caracteres especiais da língua portuguesa no postgreesql, devido a erros de codificação.

nsRFIDsim

O nsRFIDsim implementa um módulo RFID baseado no padrão EPCGlobal versão 1.2.0 (25/10/2008) para etiquetas Classe 1 Geração 2, que operam na frequência UHF de 860 -- 960 Mhz, para o simulador ns, versão 2.35. O ns é um simulador de eventos discretos desenvolvido para a pesquisa em redes. O mesmo disponibiliza mecanismos robustos para simulação dos protocolos TCP/UDP, roteamento e protocolos multicast, através de redes cabeadas ou sem fio (locais e por satélites).  O objetivo principal do nsRFIDsim basea-se na camada de rede e seus mecanismos de acesso ao meio para controle de colisões.

OnAIR

The OnAIR (Ontology Aided Information Retrieval), system allows users to enter a query in natural language and searches a digital video database for the clip which best answers the query. The system was first developped by Christian Paz-Trillo and Paula Braga and was part of Christian's Masters Thesis, supervised by Renata Wassermann.

PSAT

O problema da Satisfatibilidade Probabilística (PSAT) é um problema na classe de complexidade  dos problemas NP-completos que requer a aplicação conjunta de raciocínio dedutivo e probabilístico.  Este problema consiste de uma atribuição de probabilidades ao um conjunto de fórmulas proposicionais, e sua solução é uma decisão sobre a consistência desta atribuição.

scriptLattes

scriptLattes é um script desenvolvido em perl para a extração e compilação de (1) produções bibliográficas e (2) orientações de um conjunto de pesquisadores cadastrados na plataforma Lattes do CNPq.

Segmentação de vasos

O projeto Human-machine integration for vessel segmentation é voltado para a segmentação automática de vasos sangüíneos em imagens de retina. Esta constitui a primeira etapa do processo de detecção automática da retinopatia diabética progressiva.

Startups

Projeto voltado para Startups do Centro de Competência em Software Livre.

Tango

O projeto Tango (Trustable Algorithms for Nonlinear General Optimization) desenvolve um conjunto de rotinas em Fortran para otimização.

The Machine

O projeto The Machine é uma plataforma computacional desenvolvida inicialmente pela HP Labs, mas atualmente envolvendo também universidades do mundo tudo. Esta plataforma pretende inovar o conceito de computação propondo uma nova arquitetura mais adequada aos requisitos computacionais exigidos por áreas como Cidades Inteligentes e Internet das Coisas.

Vigia Político

Utilizando a mesma tecnologia que o Netflix e a Amazon usam para recomendar filmes, Vigia Político é um aplicativo que aprende os “gostos” dos usuários em relação a leis que estão sendo votadas. Com isso, é possível avisar quando os representantes provavelmente irão votar contra os seus interesses, ou seja, o aplicativo “chama” quando você precisa se manifestar.

VoIPFix

O projeto VoIPFix surgiu da necessidade de uma ferramenta que complementasse as demais existentes no ramo de análise de redes de computadores para telefonia IP. Ele foi construído para ser uma ferramenta de gerenciamento eficiente e exclusiva para VoIP, com funcionalidades necessárias para dar suporte ao profissional de rede de computadores e telefonia IP a observar e diagnosticar problemas de VoIP. Mais informações em: http://ccsl.ime.usp.br/voipfix/

VRaptor

O VRaptor, atualmente na versão 3, é um framework MVC para web focado no desenvolvimento ágil. Através da inversão de controle e da injeção de depêndencias, o tempo de trabalho com ele é drasticamente reduzido, graças à eliminação de código repetitivo: validações, conversões, direcionamentos, ajax e lookups.

Suas versões iniciais foram criadas por Alexandre Freire e Paulo Silveira quando ainda alunos do BCC no IME/USP para um projeto do departamento de estatística. O projeto cresceu de forma contínua desde então e, principalmente a partir da versão 2, vem influenciando significativamente a comunidade brasileira. Atualmente, é desenvolvido primariamente pela Caelum e utilizado por diversas entidades, como a Agência Click, a Defferrari Informática, a IG Celular, a própria Caelum, a LocaWeb e o GUJ.com.br entre outros.

 

Conteúdo sindicalizado Conteúdo sindicalizado