Projetos

AcMus

tecnologia
humanidades

O projeto AcMus investiga a acústica de salas para a produção musical. Sua atividade principal, além da pesquisa científica, é o desenvolvimento do software AcMus, uma aplicação baseada no eclipse para a realização de medições, cálculos e simulações acústicas. O software tem sido usado por grupos de pesquisa e profissionais de vários países para a realização de medições e análises acústicas.

Archimedes

tecnologia

O projeto Archimedes - O CAD aberto é uma plataforma para desenvolvimento de sistemas de desenho asssitidos por computador (CAD). O projeto, que tem mais de 6 anos, procura estabelecer uma base de desenvolvimento confiável e simples com o objetivo de fornecer as ferramentas básicas para elaborar um projeto técnico arquitetural. A partir dessas ferramentas deve ser possível incrementar o programa para obter funcionalidades mais complexas.

Baile

tecnologia
teoria

O projeto Baile almeja estudar e resolver problemas relacionados ao desenvolvimento e à utilização de coreografias de web services em ambientes de grande escala, em particular, nos ambientes relacionados à computação em nuvem. O projeto investiga maneiras pelas quais coreografias possam evoluir e adaptar o seu funcionamento quando os serviços que as compõem estão em constante mudança.

Borboleta

tecnologia
humanidades

O projeto Borboleta utiliza novas tecnologias de computação móvel para melhorar o atendimento domiciliar em programas de Saúde Pública. Ele almeja desenvolver um sistema para permitir o uso de telefones celulares inteligentes por profissionais de saúde durante o atendimento domicilar a populações de baixa renda e áreas carentes.

CHOReOS

tecnologia

CHOReOS (www.choreos.eu) é um projeto do programa europeu FP7 e conta com 16 parceiros de 7 países. O projeto CHOReOS visa implementar um arcabouço para o desenvolvimento e encenação de coreografias escaláveis. O objetivo é permitir que especialistas de domínio desenvolvam soluções descentralizadas de ultra larga escala composta por serviços heterogêneos que são adaptáveis e cientes de qualidade de serviço.

InteGrade

tecnologia
teoria
e-science

O projeto InteGrade é voltado para a computação em grade usando técnicas de orientação a objetos. Além da pesquisa científica, o projeto mantém o software InteGrade, uma infra-estrutura para computação em grade oportunista utilizando o poder de processamento ocioso de computadores desktop comuns.

The Machine

tecnologia
HPC

O projeto The Machine é uma plataforma computacional desenvolvida inicialmente pela HP Labs, mas atualmente envolvendo também universidades do mundo tudo. Esta plataforma pretende inovar o conceito de computação propondo uma nova arquitetura mais adequada aos requisitos computacionais exigidos por áreas como Cidades Inteligentes e Internet das Coisas.