Está sendo criado o grupo Meninas Digitais do CCSL-IME-USP

O CCSL-IME-USP está formando o grupo Meninas Digitais formado por alunas e professoras do IME interessadas em difundir a área de Computação entre garotas e mulheres. Uma primeira iniciativa foi realizada no último sábado do IME, com um curso de Introdução à Programação em Python oferecidos para garotas do ensino médio de uma escola pública da capital. Esse piloto contou com a ajuda do grupo PyLadies-SP (Alini Ramos, Bárbara Malheiros, Beatriz Harumi Uezu, Erika Campos, Patricia Morimoto Minamizawa, Roberta Mayumi Takenaka Granero) e de alunas de Ciência da Computação do IME (Fernanda de Camargo Magano, Florence Alyssa Sakuma Shibata, Letícia Henares Valentini, Shayenne da Luz Moura, Viviane Bonadia dos Santos).

Agora, por iniciativa das Profas Kelly Braghetto, Renata Wasserman e Fabio Kon, a ideia é oferecer uma sequência de cursos especialmente voltados a garotas do ensino médio como forma de incentivá-las a seguir carreira na área de TI. A estrutura e o material didático será desenvolvido pelas docentes do IME.

Atualmente, a participação de mulheres na crescente indústria de software nacional é muito baixa. O número de garotas na graduação em Computação não chega nem a 10%, o que faz com que essa realidade tenda a piorar no futuro. O CCSL está empenhado em contribuir para mudar essa realidade e estamos convencidos de que a iniciativa do grupo Meninas Digitais do CCSL vai fazer uma diferença!

Já conseguimos doações generosas de ex-alunas e ex-alunos de Ciência da Computação do IME-USP para realizar algumas edições desse curso. Agora, estamos empenhados em conseguir um maior patrocínio no sentido de atingir 1000 garotas do ensino médio e mudar essa realidade na cidade de São Paulo.