Oficina Gratuita de Computação para Cientistas

Se você estava esperando um empurrãozinho para começar a molhar os pés na área de computação aplicada às ciências, a hora chegou! Em Setembro, o CCSL vai hospedar um workshop gratuito da Software Carpentry, um projeto da Mozilla Science Lab e financiado pela Alfred P. Sloan Foundation, voltado para a computação científica.

O objetivo do workshop é auxiliar cientistas de diversas áreas a lidar com computadores de modo eficaz, sabendo aproveitar os recursos da computação e, sempre que possível, com software livre. Ele terá duração de dois dias inteiros durante os quais os participantes irão trabalhar na automatização de tarefas utilizando a linha de comando, construindo scripts em Python e aprendendo a colaborar por meio de sistemas de controle de versão.

O workshop é gratuito, mas há poucas vagas e, portanto, é preciso inscrever-se previamente. Ele será oferecido duas vezes na mesma semana para atendermos o máximo possível de interessados. Os participantes devem trazer seus laptops com alguns programas já instalados, conforme as instruções da página de inscrição, que também conta com o programa geral a ser abordado:

O curso vai acontecer na sala B-07, no bloco B do IME/USP. Garanta sua vaga!