FAPESP apoia pesquisas em eScience com resultados abertos

A FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), financiadora de um grande número de projetos de pesquisa científicos, lançou recentemente um edital para propostas de pesquisa na área de eScience. O edital prevê a oferta de um total de R$ 4 milhões para projetos de até quatro anos de duração, permitindo o financiamento tanto de bolsas de pesquisa tradicionais quanto bolsas de treinamento técnico (focadas no trabalho especificamente produtivo de apoio aos objetivos da pesquisa).

Um dos objetivos do edital é o de promover a interdisciplinaridade, fundamental para a eScience, e a colaboração entre diversos pesquisadores, tanto da área da computação quanto das outras áreas envolvidas. Graças a essa visão, a FAPESP determinou que os resultados na forma de software devem ser disponibilizados sob licença livre aprovada pela Open Source Initiative e os resultados na forma de documentação, relatórios e outros documentos (incluindo dados) sob uma licença da família Creative Commons.

É louvável a iniciativa da FAPESP em adotar o software livre como um dos mecanismos para facilitar a interação entre os pesquisadores e para disseminar os novos conhecimentos desenvolvidos com sua verba, de acordo com a tendência atual de abertura do conhecimento e de ciência aberta.

 

Veja a Chamada de Propostas no site da FAPESP.