Processo de desenvolvimento descentralizado na Canonical Inc.

palestras

Título: Processo de desenvolvimento descentralizado na Canonical Inc. (Ubuntu)
Autor: Christian Robottom Reis
Data: 28/11/2008, 14h00 (sexta-feira)
Local: Sala 136A, IME-USP
Resumo:
A Canonical é uma empresa peculiar no mundo pelo fato de usar desenvolvimento distribuído de uma maneira muito profunda: com raras exceções, todos os engenheiros e gerentes de desenvolvimento trabalham de suas próprias casas. Praticamente toda a coordenação é feita online ou pelo telefone.

Nesta apresentação será descrito com mais detalhes o processo de software em dois projetos Canonical: a distribuição Ubuntu e o sistema de hospedagem de projetos Launchpad.

Currículo do palestrante:
Christian é mestre em Engenharia de Software pelo ICMC USP São Carlos e Engenheiro de Computação pela UFSCar, além de trabalhar com software livre há mais de 10 anos. Foi participante ativo em diversos projetos de software livre, incluindo Mozilla, Bugzilla, ZODB e PyGTK. É autor do Kiwi, um framework gráfico para Python, e co-autor do IndexedCatalog, um mecanismo de indexação para o ZODB. Atualmente é gerente do projeto Launchpad.net, pela Canonical, e trabalha para torná-lo a plataforma de project hosting mais fantástica. É também sócio-fundador da Async Open Source, empresa dedicada à revolução tecnológica usando Python e software livre.


Data
28 de novembro de 2008, 14h