Beleza de Código
O fator mais importante que determina a qualidade de um software é a qualidade de seu código-fonte. Qualidade do código-fonte pode ser medida e analisada de várias maneiras, desde métricas objetivas de código-fonte como coesão e acoplamento até aspectos subjetivos como clareza e, levando ao extremo, beleza. Uma discussão sobre o que é a beleza no desenvolvimento de software.
Palestrante:
Fabio Kon – Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, diretor do Centro de Competência em Software Livre do IME-USP, membro do corpo diretivo da Open Source Initiative (OSI) e apaixonado por software de qualidade.
Selecionando, baixando e avaliando milhares de projetos de software livre
DBoss é uma base de dados em atualização constante, associada a scripts e a uma interface que facilitam a vida do pesquisador que busca estatísticas em massa sobre software livre. Nesta palestra, como estudo de caso, serão apresentados os passos para se obter o código-fonte de milhares de projetos para calcular suas métricas.
Palestrante:
Carlo Denner Santos Jr., Marcos Bonci Cavalca, Paulo Roberto Miranda Meirelles – Pesquisadores da área de software livre e qualidade de código-fonte da Universidade de São Paulo.
Workshop sobre Código Limpo
Atividade para levantar e debater com o público aspectos relacionados a um código limpo, buscando responder questões como: "o que consideramos um código limpo?", "por que devemos criar código limpo?", "quais são os aspectos técnicos que mais valorizamos em um código limpo?", "como são os métodos e classes de um código limpo?".
Oficineiros:
João Machini de Miranda – Formado em Ciência da Computação na Universidade de São Paulo. Frequentador de eventos como FISL, Agile Conference e Encontro Ágil.
Avalie um código-fonte aqui!
Como é possível avaliar as características do código-fonte atráves de métricas de código-fonte? Pois o grupo de especialistas em métricas de código-fonte da USP e UFRGS discutirá com o público as métricas dos projetos de software escolhidos durante esta oficina.
Oficineiros:
Carlos Morais de Oliveira Filho; Márcio Muccillo Sklar; Paulo Roberto Miranda Meirelles; Vinícius Kiwi Daros – Todos são pesquisadores da área de qualidade de código-fonte e também colaboram com o desenvolvimento de ferramentas de avaliação automáticas de código-fonte.
fonte: http://www.campus-party.com.br/2011/software-livre.html