NEST: série mensal de palestras (ou conversas) promovidas pelo FLUSP

apresentações

O FLUSP tem a satisfação de convidar todos para o evento piloto de um projeto que temos idealizado recentemente: o NEST - ou, para os também amantes de recursões, NEST Environment for Software Talks.

Inspirados nos ninhos das aves, almejamos criar um ambiente que estimule o desenvolvimento técnico de todas as pessoas interessadas. O NEST consistirá em uma série mensal de palestras (ou conversas) presenciais que abordarão temas relacionados a softwares livres ou engenharia de software em geral. A intenção é que seja um ambiente aberto para tanto aprendizado quanto ensino.

A inauguração está agendada para a próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, às 14h, no auditório do CCSL, e contaremos com a participação de dois convidados especiais: Nelson Lago e Matheus Tavares.

A organização de horários e os temas serão os seguintes:

14h-15h: “Das distros à virtualização: devs, ops e devops”, Nelson Lago

Os ambientes de desenvolvimento serão colocados em pauta. “Antigamente”, eram distros e VM’s que dominavam. Hoje, o protagonismo tem passado para tecnologias de Nuvem e containeres, frequentemente coordenados com Docker.

15h-16h: “Debugando com Git”, Matheus Tavares

Muitas ferramentas podem vir à mente quando falamos em “debugging”. Talvez gdb, lldb, pdb, Valgrind, ou até mesmo o bom e velho print. Mas você já pensou em como tirar proveito do git nesse processo? Saber como manter e extrair as informações de um repositório de código são excelentes aliados na busca e resolução de bugs. Nessa palestra, será discutido alguns dos principais comandos git relacionados a debugging (grep, log -S, blame, bisect, etc.), mostrando alguns exemplos práticos de seu uso.

Contaremos com certificados de presença.
Esperamos vocês lá!

FLUSP
(FLOSS - Free/Libre/Open Source Software - at USP)
https://flusp.ime.usp.br/


Data
8 de dezembro de 2023, 14:00h