Revitalizando a Rede Linux

cursos
Fotos

A nossa querida e muito útil Rede (GNU)Linux do IME-USP precisa de ajuda, mobilização e mais envolvimento dos estudantes que puderem contribuir e participar de alguma forma, seja como bolsista ou como voluntário/a. Muita coisa precisa ser feita e organizada, caso contrário, em breve, teremos problemas sérios que podem inviabilizá-la. A demanda de trabalho é muito grande para os atuais administradores da rede, e parte do processo da passagem de uma geração para a outra se perdeu por conta do período da pandemia.

Atualmente, temos três bolsas disponíveis para novos/as administradores/as da Rede (GNU)Linux do IME-USP. No entanto, mesmo se você não estiver interessado/a em se tornar um administrador/a, mas puder contribuir algumas poucas horas por semana, sua ajuda será extremamente valiosa. Portanto, estamos lançando o “Curso da Rede (GNU)Linux 2023”, uma iniciativa aberta a toda a comunidade USP, com o objetivo de abordar tópicos essenciais relacionados à administração de uma rede (GNU)Linux. Este curso é projetado para beneficiar todos/as, desde iniciantes até usuários/as experientes, fornecendo uma compreensão mais profunda do trabalho realizado na Rede (GNU)Linux do IME-USP.

O curso consistirá em cinco aulas presenciais e uma híbrida (com o ministrante via videoconferência):

  • 1º Dia - 19/09, Terça, 13h: Introdução e Conceito de Software Livre (presencial)
  • 2º Dia - 20/09, Quarta, 13h: Ambiente Linux, Diretórios, Arquivos e Principais Comandos no Terminal (presencial)
  • 3º Dia - 21/09, Quinta, 13h: O Processo de Boot e Gerenciamento de Processos no Linux (presencial)
  • 4º Dia - 22/09, Sexta, 13h: Segurança e Linux (presencial)
  • 5º Dia - 26/09, Terça, 13h: Redes (presencial)
  • 6º Dia - 27/09, Quarta, 18h: Pacotes e Ambientes Gráficos (excepcionalmente, o ministrante estará remoto)

Em especial, aqueles que têm interesse em se tornar administradores da Rede (GNU)Linux são encorajados a participar do curso para ter uma introdução e interagir com os administradores atuais. Sua contribuição, seja como bolsista ou voluntário/a, é fundamental para a administração da Rede (GNU)Linux do IME-USP.

Por favor, ajude nessa mobilização e participe, se puder. Qualquer dúvida, entre em contato com admin@linux.ime.usp.br.

A Rede (GNU)Linux do IME-USP é livre, de todos e todas, desde 1997!

“Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
… Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado
é proclamar o triunfo luminoso do espírito.
(Suponho que seja isso.)”

– Cecília Meireles


Data
De 19 a 27 de setembro de 2023