IME <3 Linux

palestras

Convidamos todos para o "IME loves Linux", uma tarde de muito amor e trocas de conhecimentos sobre o GNU/Linux, no dia 26 de maio, sexta-feira, a partir de 13:30, no auditório Imre Simon, no Centro de Competência em Software Livre (CCSL) da USP.

O IME-USP tem uma história de colaboração com o software livre, de mais de 30 anos, em especial com o GNU/Linux. Além disso, temos a tradicional Rede Linux, administrada pelos alunos, desde 1997. Nos últimos anos, também, os alunos estão colaborando com o desenvolvimento do kernel Linux (ou de ferramentas relacionadas ao seu desenvolvimento) via disciplinas como "Desenvolvimento em Software Livre" e "Laboratório de Métodos Ágeis", e, mais constantemente, via o programa Google Summer of Code (GSoC). O mês de maio marca o início do GSoC 2023 e, mais uma vez, o IME-USP está presente nesse importante programa de inserção e motivação para contribuidores de projetos de software livre. Como uma forma de estimular que mais pessoas usem, estudem e colaborem com o GNU/Linux, juntamos o CCSL-USP, a Rede Linux e o grupo de extensão FLUSP (FLOSS at USP) em uma tarde de trocas de experiências e conhecimentos.

Confira a programação e venham participar (gratuito, sem inscrição e aberto ao público em geral).

Programação: 26 de maio de 2023
Quando? O quê? Quem?
13:30 [Abertura] O que fizemos e fazemos no Centro de Competência em Software Livre da USP? Nelson Lago | CCSL-USP
13:45 O que é o FLUSP (FLOSS at USP): Vamos retomar? Chamada para participação Bruna Bazaluk | FLUSP
14:00 Linux: o SO e o Kernel Rodrigo Siqueira | AMD
15:00 Rede Linux: desde 1997 no IME - o que fazemos e como colaborar Eduardo Mendes | Rede Linux
William Wang | Rede Linux
15:45 Intervalo  
16:15 Como começar a contribuir com o Kernel Linux [e participar do Google Summer of Code] Magali Lemes | Canonical
David Tadokoro | GSoC2023
17:00 Kernel Linux para Gamers Melissa Wen | Igalia
17:45 "Birds of a Feather" (BoF): venha sugerir o que mais podemos fazer para contribuir com o Linux no IME Todos os presentes
18:00 Encerramento  

Data
26 de maio de 2023, 13:30-18:00h