em
Mapas Conceituais DevOps
Em nosso Survey of DevOps Concepts and Challenges, nós analisamos minuciosamente 50 artigos acadêmicos relevantes sobre DevOps. A partir dessa análise, fundamentada na literatura, estruturamos um conjunto de conceitos relevantes sobre DevOps no formato de cinco mapas conceituais.
Em nosso artigo, usamos esses mapas para:
- Estudar e classificar ferramentas DevOps;
- Identificar implicações práticas de DevOps e segmentar essas implicações para engenheiros, gerentes e pesquisadores; e
- Discutir os principais desafios em aberto sobre DevOps.
Esses mapas conceituais podem ser usados por profissionais da indústria (gerentes e engenheiros) para:
- Orientação sobre educação continuada em DevOps (o que estudar em seguida?);
- Obtenção de uma visão mais conceitual das ferramentas DevOps, dando suporte ao processo de escolha de novas ferramentas na organização;
- Suporte à reflexão e melhorias contínuas (a retrospectiva da jornada do DevOps).
Os mapas conceituais
Retrospectiva da jornada DevOps - dinâmica
Cada turno é definido pela combinação de um membro da equipe e um dos quatro mapas conceituais grandes (processo, pessoas, entrega e tempo de execução). As pessoas e os mapas são alternados sequencialmente.
Em sua vez, o membro da equipe escolhe um conceito do mapa da vez. Todos os membros da equipe baixam um dos seguintes cartões:
- Conseguimos e estamos felizes por isso.
- Conseguimos, mas parece que não importa muito.
- Não conseguimos, mas queremos!
- Não conseguimos, mas nem vemos valor nisso.
Então as pessoas discutem sobre a avaliação feita.
As rodadas continuam até o final do time-box predefinido (por exemplo, uma hora).
Exemplo:
- A equipe tem Alice, Bernardo, Carlos e Dorival.
- Na primeira rodada, Alice precisa escolher um conceito no mapa Processos.
- Ela seleciona “Ciclos curtos de feedback”.
- Todo mundo baixa suas cartas.
- Todos concordam que a equipe não consegue trabalhar em ciclos curtos de feedback …
- Mas Alice, Bernardo e Carlos acreditam que é um objetivo necessário.
- Por outro lado, Dorival acredita que não é viável incomodar o cliente com muitos pedidos de feedback.
- Portanto, a equipe discute sobre a questão para descobrir o que faz sentido em seu contexto.
- Próximo turno: Bernardo escolhe um conceito no mapa Pessoas.
- E assim por diante…
Para essa dinâmica, você pode usar os mapas na versão PDF; é bem melhor que dá pra dar zoom no mapa!