O BRF - Backup, Remember and Forget - é um sistema idealizado por Imre Simon, utilizado para fazer cópias de segurança de um conjunto de dados em pouco espaço e completamente recuperáveis. Em poucas palavras, o sistema se propõe a:

  • reconstruir o sistema em momentos anteriores que vão se rareando exponencialmente;
  • recuperar a cópia mais recente de qualquer arquivo que tenha desaparecido durante a operação do sistema (equivalente à operação undelete);
  • pode ser eficientemente executado remotamente sobre linhas de baixa capacidade de transmissão, mesmo para grandes volumes de dados (propriedade herdada do rsync).

Imre tinha uma motivação pessoal para desenvolver e usar o BRF regularmente. Estamos agora investigando que tipo de usuário e a natureza do ambiente que se beneficiaria das características deste sistema, e se este nicho de usuários nos motivaria a continuar o desenvolvimento do mesmo.

Por outro lado, existe um complexo esquema combinatório por trás do BRF que possivelmente nos revelará propriedades interessantes. Algumas dessas propriedades já foram esboçadas, mas estamos ainda trabalhando em sua prova formal.