LabXP2024: mudanças entre as edições

De CCSL
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Insere seção de referencias e links de palestras de anos anteriores)
Sem resumo de edição
 
(17 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:


As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor, para desenvolver um sistema de software em equipe. Por meio dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.
As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor, para desenvolver um sistema de software em equipe. Por meio dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.


= Projetos =
= Projetos =
Linha 10: Linha 9:
== Possibilidades de projetos ==
== Possibilidades de projetos ==


'''segunda-feira 11/03/24'''
* [https://drive.google.com/file/d/1JWIfetK93-GK18fqAvRyW6hkuL5zNok-/view?usp=sharing  Transitos Circulations] - Marisa
* [https://docs.google.com/presentation/d/1uVK-jMvdbwvvoakGhfld50EpNs9TqHLo/edit?usp=sharing&ouid=116593187194015039121&rtpof=true&sd=true  Arquitetura Paulista] - Mônica
* [https://drive.google.com/file/d/1VS_zaEtg_S8O24uhZ_Lf9tZSKP1oFpPp/view?usp=sharing  REFS] - Marco e Mateus
* [https://drive.google.com/file/d/18upHqkVR2BwOmRjO5giTk7JbfbCQtMD6/view?usp=sharing  CLO] - Júlia
'''Quarta-feira 14/03/24'''
* [https://drive.google.com/file/d/14y3Yn3kFMwA6wcu9RPyMiE6hvmegQdRc/view?usp=sharing  PACTL-Sym] - Viviane
* [https://drive.google.com/file/d/1IULZZ96_ua4mr9F8H1kzgj0L2qoM167d/view?usp=sharing  BYST.END] - Guilherme
* [https://drive.google.com/file/d/1hnAkYpCpVuEqcb-FCx63gqG9MkAcOZTu/view?usp=sharing  Academia Olho de Hórus] - Guilherme
* [https://drive.google.com/file/d/1r9JAMxLdXa3L1QQNz9TaGGnRaS4UKc4M/view?usp=sharing  PRO-PARNAÍBA] - Larissa
* [https://drive.google.com/file/d/1G2NPoe3tNnhVvAhQRG4qkzRuMOnzsOxH/view?usp=sharing  Realidade Mista Open Source] - Luis Felipe
== Indicar preferência de projeto ==
Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para podermos selecionar os projetos e compôr os times.
[https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSco3_joB96LHO40GdzyZ_bkfqXbmULbhdatnjRcTQtjyER90w/viewform?usp=sf_link  Formulário para indicar preferência]
== Projetos Selecionados ==
* Aqui serão listados todos os projetos selecionados.
* [https://docs.google.com/presentation/d/1uVK-jMvdbwvvoakGhfld50EpNs9TqHLo/edit?usp=sharing&ouid=116593187194015039121&rtpof=true&sd=true  Arquitetura Paulista] - Mônica
* [https://drive.google.com/file/d/18upHqkVR2BwOmRjO5giTk7JbfbCQtMD6/view?usp=sharing  CLO] - Júlia
* [https://drive.google.com/file/d/14y3Yn3kFMwA6wcu9RPyMiE6hvmegQdRc/view?usp=sharing  PACTL-Sym] - Viviane
* [https://drive.google.com/file/d/1r9JAMxLdXa3L1QQNz9TaGGnRaS4UKc4M/view?usp=sharing  PRO-PARNAÍBA] - Larissa
* [https://drive.google.com/file/d/1VS_zaEtg_S8O24uhZ_Lf9tZSKP1oFpPp/view?usp=sharing  REFS] - Marco e Mateus
* [https://drive.google.com/file/d/1G2NPoe3tNnhVvAhQRG4qkzRuMOnzsOxH/view?usp=sharing  Realidade Mista Open Source] - Luis Felipe
== Repositório dos Projetos ==
Nesse semestre, cada time receberá um espaço no gitlab para manter sua organização e sua documentação dentro da Organização.
'''[https://gitlab.com/labxp-ime-usp/2024.1  LabXP/2024.1]'''
= Dias importantes =
== Test Day ==
* Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.
== Refactoring Day ==
* Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.
= Critérios de Avaliação =
Serão atribuídas duas notas neste semestre, conforme os critérios abaixo:
== Nota 1 ==
- três etapas: "Iniciante", "Saudável" e "Maduro"
- três aspectos: "Código", "Equipe" e "Projeto"
=== Etapa Iniciante ===
* peso: 20%
* Código
** repositório configurado
** licença de software
** ambiente de desenvolvimento configurado
* Equipe
** atribuições de papéis
** standup e mobs iniciais rolando
** ambiente de trabalho informativo criado
** definida política de horas extras
** planilha para controle de horas (aula e extra)
* Projeto
** meio de comunicação com cliente definido
=== Etapa Saudável ===
* peso: 30%
* Código
** commits frequentes
** início testes
** início pipeline de CI/CD (testes + entregável)
* Equipe
** bom rodízio de pares
** consistência em mobs
* Projeto
** boa comunicação com o cliente
** ter feito a primeira entrega
=== Etapa Maduro ===
* peso: 50%
* Código
** tracking
** testes automatizados
** cobertura de testes
** pipeline de CI/CD (testes + entregável)
** artefatos para continuidade do projeto
* Equipe
** TDD
** auto organização ("coach invisível")
* Projeto
** demais entregas
== Nota 2 ==
* Individuais:
** Presença (25%)
** Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
* Equipe:
** Satisfação do cliente (25%)
** Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)
Obs.: Por manutenibilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando, ponteiros para pontos interessantes no código para novos contribuidores, e funcionalidades mais simples para estes implementarem enquanto conhecem o sistema.


= Professor e monitor =
= Professor e monitor =

Edição atual tal como às 21h26min de 19 de março de 2024

Laboratório de Programação Extrema 2024

As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor, para desenvolver um sistema de software em equipe. Por meio dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.

Projetos

Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.

Possibilidades de projetos

segunda-feira 11/03/24

Quarta-feira 14/03/24

Indicar preferência de projeto

Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para podermos selecionar os projetos e compôr os times.

Formulário para indicar preferência

Projetos Selecionados

  • Aqui serão listados todos os projetos selecionados.

Repositório dos Projetos

Nesse semestre, cada time receberá um espaço no gitlab para manter sua organização e sua documentação dentro da Organização.

LabXP/2024.1

Dias importantes

Test Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.

Refactoring Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.


Critérios de Avaliação

Serão atribuídas duas notas neste semestre, conforme os critérios abaixo:

Nota 1

- três etapas: "Iniciante", "Saudável" e "Maduro"

- três aspectos: "Código", "Equipe" e "Projeto"

Etapa Iniciante

  • peso: 20%
  • Código
    • repositório configurado
    • licença de software
    • ambiente de desenvolvimento configurado
  • Equipe
    • atribuições de papéis
    • standup e mobs iniciais rolando
    • ambiente de trabalho informativo criado
    • definida política de horas extras
    • planilha para controle de horas (aula e extra)
  • Projeto
    • meio de comunicação com cliente definido

Etapa Saudável

  • peso: 30%
  • Código
    • commits frequentes
    • início testes
    • início pipeline de CI/CD (testes + entregável)
  • Equipe
    • bom rodízio de pares
    • consistência em mobs
  • Projeto
    • boa comunicação com o cliente
    • ter feito a primeira entrega

Etapa Maduro

  • peso: 50%
  • Código
    • tracking
    • testes automatizados
    • cobertura de testes
    • pipeline de CI/CD (testes + entregável)
    • artefatos para continuidade do projeto
  • Equipe
    • TDD
    • auto organização ("coach invisível")
  • Projeto
    • demais entregas

Nota 2

  • Individuais:
    • Presença (25%)
    • Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
  • Equipe:
    • Satisfação do cliente (25%)
    • Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)

Obs.: Por manutenibilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando, ponteiros para pontos interessantes no código para novos contribuidores, e funcionalidades mais simples para estes implementarem enquanto conhecem o sistema.

Professor e monitor

  • [Isaque Alves] - (isaque.alves@ime.usp.br) (monitor)


Referências

Links e materiais úteis


Palestrantes externos de edições anteriores