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As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.
As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.
=== Projetos ===
Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.
[# Planilha de Metadados] com informações gerais sobre os projetos selecionados.
[# Análise de métricas de código-fonte] para projetos selecionados Ruby ou Java
==== Possibilidades ====
* [[Mezuro]]
==== Indicar preferência de projeto ====
Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compor os times.
Formulário para escolha previsto para estar disponível dia '''DATA'''.
Preencha este formulário até '''DATA''': [# Escolha de projetos].
==== Selecionados ====
Serão selecionados de 6 a 8 projetos dentre os candidatos de acordo com as preferências dos alunos.
==== Projetos que ficaram de fora da seleção final (via questionário) ====
Lista com links para os projetos que ficaram de fora.
=== Professor ===
----
* [http://www.ime.usp.br/~gold/  Alfredo Goldman] (gold at ime.usp.br)
==== Monitor ====
Manzo :) (manzo at ime.usp.br)
Diego :) (diegoamc at ime.usp.br)
Thiago :) (nunes at ime.usp.br)
Wilson :) (kazuo at ime.usp.br)
==== Colaboradores ====
* ???
=== Grupos de discussão e anúncios ===
----
* Todos os alunos: lab-xp-2016 at googlegroups dot com  --- '''CRIAR ISSO'''
* Coaches: labxp2016-coaches at googlegroups dot com    --- '''CRIAR ISSO'''
<!-- === Aulas ===
'''Cronograma de 2015 para ser adaptado'''
* 26/02 - Extreme Programming 1 - [[media:IntroduçãoMAeXP.pdf| Slides]].
* 28/02 - Continuação Aula + Apresentação dos projetos
* 12/03 - Extreme Programming 2 - [[media:AgilCoop-Verao2010-XP1e2.pdf| Slides]].
* 14/03 - Planejamento e acompanhamento - [[media:AcompanhamentoAgil.pdf| Slides]].
* 19/03 - Laboratório<sup>*</sup>
* 21/03 - Laboratório
* 26/03 - Laboratório
* 28/03 - Laboratório
* 02/04 - Laboratório
* 04/04 - Laboratório (almoço - sala de aula e aulinha de integração contínua)
<sup>*</sup> Para criar conta nas máquinas do laboratório, envie (a partir da sua conta @ime.usp.br ou @usp.br) um e-mail para cec-senha@ime.usp.br com nome completo e N<sup>o</sup> USP. As contas possuem uma cota padrão de 500M. Caso precisem mais do que isso, favor informar ao monitor para fazer o pedido de aumento de cota. -->
==== Links e materiais úteis ====
* Link para o curso online do Udacity sobre testes: https://www.udacity.com/course/cs258
* Resumo do capítulo 3 do livro Agile Retrospectives, Making Good Teams Great.  [[Liderando Retrospectivas|Liderando Retrospectivas]]
* Manifesto ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/
* Princípios: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html
* XP: http://www.extremeprogramming.org/rules.html
* Scrum: https://www.scrum.org/Portals/0/Documents/Scrum%20Guides/2013/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf
* Survey agile: http://www.versionone.com/about-us/press-releases/article/VersionOne-Releases-9th-Annual-State-of-Agile-Survey-Results/
==== Stand-up com os coaches ====
* Sextas-feiras, às 14h na sala B03    --- '''DEFINIR HORÁRIO'''
==== Test Day ====
* Cada equipe escolherá um dia em que estarão concentrados apenas em testes.
==== Refactoring Day ====
* Cada equipe escolherá um dia em que estarão concentrados apenas em refatoração.
=== Retrospectiva ===
''Adicionar relato sobre as retrospectivas feitas no curso.''
=== Critérios de Avaliação ===
----
Serão atribuidas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:
==== Nota 1 ====
* Etapa/Feedback 1 (15%)
** Infraestrutura instalada
** Equipe organizada
* Etapa/Feedback 2 (20%)
** Planejamento/Comunicação Interna e Externa (8%)
** Repositório/Commits frequentes/Testes (4%)
** Integração continua "inicial" (4%)
** Rodízio de Pares (2%)
** Ao menos uma entrega ao cliente (2%)
* Etapa/Feedback 3 (65%)
** Tracking (10%)
** Integração contínua (10%)
** TDD (5%)
** Cobertura dos testes (10%)
** Entregas (10%)
** Auto-organização do time (10%)
** "Artefatos" para garantir a continuidade do projeto (10%)
==== Notas 2 ====
* Individuais:
** Presença (25%)
** Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
* Equipe:
** Satisfação do cliente (25%)
** Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)
obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.
==== Organização do almoço às sextas ====
Acesse: [[Comida]]

Edição das 09h14min de 10 de agosto de 2016

Laboratório de Programação Extrema 2016

As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.


Projetos

Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.

[# Planilha de Metadados] com informações gerais sobre os projetos selecionados.

[# Análise de métricas de código-fonte] para projetos selecionados Ruby ou Java

Possibilidades

Indicar preferência de projeto

Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compor os times.

Formulário para escolha previsto para estar disponível dia DATA. Preencha este formulário até DATA: [# Escolha de projetos].

Selecionados

Serão selecionados de 6 a 8 projetos dentre os candidatos de acordo com as preferências dos alunos.

Projetos que ficaram de fora da seleção final (via questionário)

Lista com links para os projetos que ficaram de fora.

Professor


Monitor

Manzo :) (manzo at ime.usp.br)

Diego :) (diegoamc at ime.usp.br)

Thiago :) (nunes at ime.usp.br)

Wilson :) (kazuo at ime.usp.br)

Colaboradores

  • ???

Grupos de discussão e anúncios


  • Todos os alunos: lab-xp-2016 at googlegroups dot com --- CRIAR ISSO
  • Coaches: labxp2016-coaches at googlegroups dot com --- CRIAR ISSO


Links e materiais úteis

Stand-up com os coaches

  • Sextas-feiras, às 14h na sala B03 --- DEFINIR HORÁRIO

Test Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estarão concentrados apenas em testes.

Refactoring Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estarão concentrados apenas em refatoração.

Retrospectiva

Adicionar relato sobre as retrospectivas feitas no curso.

Critérios de Avaliação


Serão atribuidas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:

Nota 1

  • Etapa/Feedback 1 (15%)
    • Infraestrutura instalada
    • Equipe organizada
  • Etapa/Feedback 2 (20%)
    • Planejamento/Comunicação Interna e Externa (8%)
    • Repositório/Commits frequentes/Testes (4%)
    • Integração continua "inicial" (4%)
    • Rodízio de Pares (2%)
    • Ao menos uma entrega ao cliente (2%)
  • Etapa/Feedback 3 (65%)
    • Tracking (10%)
    • Integração contínua (10%)
    • TDD (5%)
    • Cobertura dos testes (10%)
    • Entregas (10%)
    • Auto-organização do time (10%)
    • "Artefatos" para garantir a continuidade do projeto (10%)

Notas 2

  • Individuais:
    • Presença (25%)
    • Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
  • Equipe:
    • Satisfação do cliente (25%)
    • Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)

obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.

Organização do almoço às sextas

Acesse: Comida