Trabalho sobre cidades inteligentes é apresentado na CSCW 2015

As cidades estão se tornando inteligentes para melhorar cada vez mais a qualidade de vida de seus cidadãos. A ideia por trás da criação de uma cidade inteligente é oferecer uma infraestrutura digital com engajamento ativo da população de modo que sejam encontradas soluções efetivas para problemas comuns em setores como transporte, energia, saúde e educação.

O trabalho Using Collective Intelligence to Improve Urban Mobility in Smart Cities, de autoria da Prof. Ana Paula Chaves (UTFPR) e do Prof. Dr. Marco Aurélio Gerosa (IME-USP), apresentado na Computer-Supported Cooperative Work and Social Computing 2015 em Vancouver, Canadá, apontam os esforços já realizados neste sentido e os próximos passos que serão tomados.

A pesquisa é dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em inteligência coletiva que possam melhorar a mobilidade urbana no Brasil. Os estudos atuais se concentram em fornecer informações sobre o sistema de transporte em tempo real e em dar suporte às pessoas com deficiência visual.

O objetivo da pesquisa é estender esses estudos considerando características de outras cidades inteligentes para então implementá-las em São Paulo. Futuramente, os pesquisadores também pretendem avançar para outras questões além da mobilidade urbana.