USPGameDev completa quatro anos

Hoje, dia 19 de Novembro, o USPGameDev - grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos mantido por alunos da USP - completa quatro anos desde sua fundação. Tudo começou com a proposta de Giuliano Salcas Olguin, atual orientador pedagógico do Ciclo Básico da Escola Politécnica, durante uma reunião de representantes de classe do curso de Ciência da Computação. Com a ajuda de alguns representantes, uma primeira reunião na qual alunos tanto da Computação quanto da Engenharia foram convidados foi organizada. Dela saiu a ideia para o primeiro de vários jogos do grupo: o Horus Eye.

Desde então, o grupo trabalhou em pelo menos mais seis projetos, dos quais destacam-se a UGDK, uma engine de jogos 2D, e o jogo PsyChObALL, lançado oficialmente em Agosto desse ano. Todos os programas desenvolvidos pelos membros adotam licensas de Software Livre, e as mídias (como imagens, músicas e enredos) de Creative Commons. E além desses projetos, o USPGameDev também contribui à comunidade tanto de jogadores quanto da USP com notícias sobre eventos, lançamentos e artigos interessantes e também com diversos cursos sobre tecnologias usadas nos seus projetos - todos software livres também: LaTeX, Git, Lua, Love2D, SSH, GIMP, WordPress, dentre outras.

Muitos membros vieram e foram; alguns se formaram, outros estão (quase) se formando e novos participantes surgem todo ano, veteranos ou calouros, de exatas ou de humanas, de dentro ou de fora da USP. Alguns ganharam bolsas com sua participação. Outros conseguiram a experiência que os levou ao mercados de games como desenvolvedores profissionais. Muitos usaram o aprendizado no grupo em seus trabalhos de graduação, e vice-e-versa. Uns publicaram papers e outros ainda transformaram seus experimentos em trabalhos de formatura.

Ao longo desses anos, o grupo conquistou não só o apoio de muitos professores (aos quais devemos muito e aos quais estaremos sempre profundamente agradecidos), como também o direito de usar um laboratório na Escola Politécnica para se reunir e uma máquina de servidor própria. Com novas gerações de desenvolvedores promissores chegando, e veteranos saindo para o mundo profissional e/ou acadêmico, o USPGameDev espera continuar tendo muitas conquistas pela frente.

(Wilson Kazuo Mizutani)