Alunos do IME-USP são premiados em Hackathon de Dados Educacionais do INEP e Fundação Lemann

A 1ª Hackathon de Dados Educacionais promovida pelo INEP e pela Fundação Lemann ocorreu em Brasília de 12 a 14 de abril. A equipe, contendo alunos do IME - USP, formada por Carlos Eduardo Moreira dos Santos, Fabrício de Sousa Nascimento, Marcelo Granja, Pedro Luis Furio Raphael e Thiago Oliveira ganhou o terceiro lugar.

O grupo observou que, anualmente, cerca de 400 mil brasileiros, especialmente na ascendente classe C, migram da escola pública para a privada na esperança de garantir um futuro melhor para seus filhos. No entanto, esse esforço orçamentário pode ser infrutífero dado que a escola privada nem sempre oferece uma qualidade de ensino superior à pública.

A fim de melhor informar o público sobre as condições das escolas públicas e de ajudar os pais a encontrar a escola ideal para o seu filho, o time desenvolveu o projeto Busca Escola. O site exibe um mapa das escolas presentes no trajeto entre a moradia e o trabalho dos pais e agrega, de maneira fácil, informações sobre cada uma delas. Atualmente, a comparação entre o desempenho das escolas na Prova Brasil é feita de maneira contextualizada, ou seja, apenas as escolas encontradas no percurso são levadas em consideração. Estarão presentes também informações de cada escola com relação ao seu desempenho em outros exames nacionais, suas condições de segurança, sua forma de admissão, a qualidade dos seus professores e da sua infraestrutura, bem como a oferta de atividades extracurriculares e de ensino em período integral.

O site já se encontra disponível em formato preliminar apenas com dados do município de São Paulo e informações sobre o desempenho escolar, podendo ser acessado através do site www.buscaescola.org. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em http://hackathondadoseducacionais.com/.