V WIRE (Workshop para Introdução de Reúso em Empresas)

O evento - pela primeira vez em São Paulo - visa apresentar experiências práticas de introdução de reúso em empresas por especialistas nacionais e internacionais e permitir a troca de experiências entre as empresas participantes do evento. Para isso o formato do evento conta com apresentações, tutoriais, sessão de trabalhos e um painel industrial, no qual empresas convidadas irão debater juntamente com o público e os especialistas convidados a prática de reúso no Brasil e no mundo.

Os keynote speakers do evento serão:

- Martin Griss (Diretor do Carnegie Mellon Silicon Valley (CMU), U.S.): É pioneiro na área e implantou reúso de software na HP.
- Isabel John (Instituto Fraunhofer, Alemanhã): Consultora em SPL pelo Fraunhofer.
- Fabio Akita: Conhecido como evangelizador de Ruby on Rails e metodologias Ágeis.

Com as seguintes palestras e tutoriais:

- Tutorial Internacional: Product Line Introduction or product line engineering – the early phases, Isabel John

- Palestra Internacional: PuLSE approach and Industrial Application, Isabel John

- Palestra Internacional: Software Reuse for the Enterprise: Choosing the right flavor of reuse, Martin Griss

- Palestra Nacional: Entendendo Reuso de forma Correta, Fabio Akita

Mais informações sobre os tutoriais e as palestras podem ser acessadas pelo site http://wire2010.rise.com.br. As palestras e tutoriais internacionais serão ministrados em inglês.

Além disso, repetindo o bom retrospecto dos anos anteriores, teremos um painel industrial com um perfil heterogêneo buscando uma discussão com uma visão ampla, com foco técnico, jurídico e econômico.

O WIRE é um evento, criado pelo grupo de pesquisa em reúso de software do Centro de Informática da UFPE e do C.E.S.A.R., de divulgação, discussão e formação pioneiro no Brasil sobre um tema de grande impacto no dia-a-dia das empresas. O conceito de reúso é bastante difundido e compreendido, porém poucas empresas sabem ou conseguiram aplicar na prática. As inscrições para o evento encontram-se abertas e mais informações pode ser obtidas no site do evento.

Os principais profissionais e empresas brasileiros tem participado do evento, que tem contado também com apoio e patrocínio de empresas de peso no cenário nacional. Contamos com a sua participação.

Evento: V WIRE - Workshop para Introdução de Reúso em Empresas
Organização: UFSCar - Sorocaba, RiSE e IME/USP.
Patrocínio: CNPq, CAPES, Makesys e Globalcode.
Apoio: Caelum, C.E.S.A.R., Cin/UFPE, LES, Portal DesenvolvedorJava e SBC.
Data: 28(Segunda) e 29(Terça) de Junho de 2010
Local: IME/USP - São Paulo/SP