Primeiro encontro mundial dos Centros de Competência em Software Livre

O Open World Fórum, reuniu os principais personagens do mundo do software livre e código aberto. O tema principal do fórum era garantir que o software livre desempenhe um papel ativo na inclusão digital.

Paris, 2 de outubro - Como parte do Open World Forum, a França sediou o primeiro encontro dos Centros de Competência em Software Livre.

O encontro foi organizado pelo Projeto Qualipso e teve mais de 35 participantes em 4 continentes. Participantes do Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Polónia, Eslovénia, África do Sul, Espanha, Suécia e E.U.A. representaram 11 diferentes Centros de Competência em Software Livre em torno do globo. O principal objetivo da reunião foi para unir forças em torno do mundo para o estabelecimento de uma rede internacional de Centros de Competência de colaborar na promoção de discussões frutíferas FLOSS.O encontro teve dois resultados importantes:

  1. Um site colaborativo (www.flosscc.org) será criado, onde as experiências sobre como conduzir um Centro de Competência em Software Livre serão trocadas.
  2. Um Manifesto para os Centro de Competência em Software Livre foi escrito e assinado pelos participantes. O Manifesto também estará disponível no www.flosscc.org.
Cada Centro de Competência vai agir localmente na sua região, funcionando como um ponto de encontro e repositório de conhecimento em sua área. Centros de Competência também irão colaborar com uma comunidade mundial, trocando experiências, métodos e soluções para ampliar e difundir o conhecimento sobre Software Livre. Estes centros funcionam como catalisadores, fomento da confiança e fiabilidade de Software Livre, não só na indústria de software, mas também na sociedade como um todo. Como resultado, a Rede de Centros de Competência deve:
  • Ser um ponto de encontro de usuários de Software Livre, desenvolvedores, estudantes, educadores, pesquisadores e outros entusiastas, tanto a nível individual e institucional;
  • Manter-se atualizado com as tecnologias Livres, mercado e tendências;
  • Prover e ampliar a confiança em métodos, ferramentas e soluções de Software Livre;
  • Atuar como um jogador neutro na matéria FLOSS, tendências e estudos;
  • Desenvolver, manter e publicar os seus trabalhos sob uma licença livre / aberta;
  • E explorar a inovação e novas oportunidades de colaboração usando Software Livre.

Ao compartilhar uma ética comum e cultura de colaboração, Centros de Competência vão promover sinergias entre as instituições de ensino, indústria, governo e comunidades, contribuindo para a divulgação e aplicação do conhecimento em padrões abertos e tecnologias e promover o desenvolvimento da tecnologia de informação de uma forma que beneficia toda a sociedade humana. Além disso, Centros de Competência tem o objetivo de permanecer um passo à frente em Software Livre e tendências do mercado, proporcionando um ponto de contato entre os industriais, acadêmicos, comunidade e partes do movimento de Software Livre, incentivando a utilização eficaz de tecnologias de Software Livre.