Uso científicos dos dados da Wikipédia, maratona hacker e mais...

palestras

A internet nos permite enxergar populações de pessoas, então como podemos usar isso para entender melhor os eventos do nosso 'admirável mundo atual'? Nessa palestra quero falar sobre as relações entre dados abertos e tendências sociais, bem como podemos usar essas múltiplas ferramentas para compreender nosso mundo em mudança.
Esta será a primeira palestra: "Usos científicos dos dados da Wikipédia" que será ministrada por Jonas Xavier, voluntário do Movimento Wikimedia e estudante no IFPE - Recife.

Depois teremos ""Programa piloto de educação da Wikimedia Foundation no Brasil e Maratona Hacker", onde será explicado sobre o programa de global de educação da Wikimedia Foundation, que visa engajar estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, capacitando novos wikipedistas, ensinando habilidades e competências e principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia em português. Serão mostrados casos de sucesso que vem sendo aplicado no Brasil desde 2011 e os planos do programa piloto de educação no Brasil para 2012, com foco no projeto Embaixadores da Wikipédia, empregado também em países como Estados Unidos, Canadá, Índia, Egito e outros. Por fim, os palestrantes irão convidar todos interessados a participarem na construção de uma Maratona Hacker a ser realizada no nordeste, em desenvolvimento pela Wikimedia Foundation, Open Knowledge Foundation Brasil e Wikimedia Brasil. Esta segunda parte do evento, será ministrada por Everton Zanella Alvarenga (ou apenas Tom), voluntário da Wikimedia Brasil, consultor da Wikimedia Foundation e representante da Open Knowledge Foundation no Brasil

Local: Auditório Jacy Monteiro / IME - USP
Data: 08/02 (Quarta Feira)
Horário: 15h00m - 17h30m

Para maiores informações, consulte a página do evento na wikipedia.

Dúvidas e sugestões, entrar em contato através do email ezalvarenga (ARROBA) wikimedia.org


Data
8 de fevereiro de 2012, 15h-17:30h