Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas

palestras

Palestrante: Thiago Teixeira (INRIA - França)

Data: 22/08/2011 (2a. feira)

Horário: 10h

Local: IME-USP - Rua do Matão 1010 - auditório Jacy Monteiro

Resumo da palestra:

A Internet of Things (IoT) pode ser descrita como uma extensão da Internet com sensores e atores, com o intuito de permitir que se “navegue” pelo mundo real com a facilidade e flexibilidade com que se faz no mundo virtual. Mas para possibilitar uma densa cobertura do mundo real, o número desses dispositivos certamente ultrapassará os bilhões, e a consequente enxurrada informações na Internet demandará que o complexo processo da inferência física se torne algo tão comum quanto uma procura em um banco de dados.

Nessa palestra, eu discuto alguns dos maiores desafios relacionados a essa futura Internet mixta real-virtual; Alguns têm correspondentes na Internet de hoje, enquanto outros, ligados ao aspecto físico da IoT, provêem de campos como robótica, teoria da estimativa e aprendizagem de máquina. Em seguida, proponho direções para solucionar os desafios descritos, através do uso extensivo de aproximações e estimativas automatizadas.

Sobre o autor:

Thiago Teixeira estudou na universidade de Johns Hopkins, onde completou seu bacharelado em engenharia elétrica e em matemática. Nesse período, trabalhou no Sensory Communication and Microsystems Lab, sob a supervisão do Prof. Andreas Andreou, obtendo um mestrado em 2005 por sua pesquisa com redes de sensores sem fio com câmeras Address-Event e sensores de localização acústica. Em seguida, ingressou no Embedded Networks and Applications Lab (ENALAB) do Prof. Andreas Savvides na universidade de Yale, onde obteve seu Ph.D. em engenharia elétrica em 2010. Em sua dissertação, pesquisou soluções com múltiplas modalidades de sensores para localizar, rastrear e identificar pessoas em escritórios e ambientes de assistência à autonomia no domicílio. A rede de sensores desenvolvida nessa pesquisa foi instalada em diversas casas, permitindo o uso de reconhecimento de atividades para dar assistência aos ocupantes. Hoje, Dr. Teixeira faz seu pós-doutorado no grupo ARLES do INRIA Paris-Rocquencourt, trabalhando com a Dra. Valérie Issarny. Em seu trabalho mais recente, ele está projetando um sistema de fusão automática de sensores para uso na Internet of Things. Seu objetivo é auxiliar usuários e desenvolvedores da futura Internet a realizar inferências que atualmente requerem o envolvimento de especialistas — porém fazê-lo de forma não-supervisionada e inteiramente automatizada.


Data
22 de agosto de 2011, 10h