Equipes
Coordenação técnica-científica:
- Prof. Dr. Regis Rossi A. Faria (EACH/USP)
Coordenação do Grupo de Meios Eletrônicos Interativos do LSI-EP-USP:
- Prof. Dr. Marcelo K. Zuffo (PSI/EPUSP)
Pesquisadores docentes colaboradores:
- Prof. Dr. Rodolfo Nogueira Coelho de Souza, DM/FFCLRP (foco: computação musical)
- Prof. Dr. José Augusto Mannis, IA/UNICAMP (foco: produção musical surround)
Colaboradores atuais:
- João Paulo Silva Monnazzi (aluno doutorado PPGMUS/ECA/USP, foco: estereotipia musical, análise sonora auxiliada por descrição, 2019-)
- Ricardo Thomasi (aluno doutorado PPGMUS/ECA/USP, foco: sistemas dinâmicos complexos para interação musical, 2018-)
- André Giolito (aluno graduação, Sistemas de Informação EACH/USP, foco: música reativa, projeto IC/PUB, 2020-)
- Eduardo Bonachela (aluno graduação, Sistemas de Informação EACH/USP, foco: análise sonora para audio-diagnóstico, 2020-)
- Felipe Lins (aluno mestrado PPGMUS/ECA/USP, foco: instalações sonoras, realidade virtual, 2020-)
Colaboradores anteriores:
- João Paulo Silva Monnazzi (aluno mestrado PPGMUS/ECA/USP, foco: instrumentação e composição interativa comandada por gestos, 2016-2018)
- Micael Antunes da Silva (aluno mestrado PPGMUS/ECA/USP, foco: modelagem da consonância/dissonância sensorial, 2016-2019)
- Márcio José da Silva (aluno mestrado PPGMUS/ECA/USP, foco: instrumentos virtuais espaciais com Wave Field Synthesis, 2012-2014)
- Marcelo Sarra Nicolino (aluno mestrado PPGMUS/ECA/USP, foco: análise e síntese de tecnologias para sound design, 2013-2015)
- Flavio Luiz Schiavoni (doutor IME-USP 2012, sistema de distribuição de áudio multicanal em rede, programação dinâmica, 2011-2014)
- Profa. Dra. Maria Yuka de Almeida Prado, DM/FFCLRP (foco: canto/voz)
- Profa. Dra. Lilian Neto Aguiar Ricz, FMRP/USP (foco: fonoaudiologia e saúde vocal)
- Vito Romanelli Tricanico (aluno de Iniciação Científica, IF/USP, foco: simuladores acústicos, entre 08/2012 e 07/2013)
- Thilo Koch (mestre, bolsista TT-4 Projeto MÓBILE, foco: desenvolvimentos sistema OpenAUDIENCE, módulos Wave Field Synthesis, 10/2012 a 02/2013)
- André Jucovsky Bianchi (aluno mestrado USP, foco: processsamento paralelo em tempo real usando Pd e CUDA-NVIDIA, 2011-2012)
- Antonio José Homsi Goulart (aluno doutorado IME/USP, 2011-2012)
- Santiago Davila (aluno mestrado USP, foco: framework multiagente para computação musical, 2010-2012)
- Renan Vital (estagiário EE do projeto OpenAUDIENCE em 2007 e 2008)
- Leandro F. Thomaz, MSc (colaborador, doutor pelo IME-USP, pesquisador entre 2004 e 2007)
- Sérgio Sória, MSc (pesquisador em 2005 e 2006)
- Francisco Fraga, PhD (pesquisador em 2005 e 2006)
- Luiz Gustavo Berro, EE (estagiário em 2005 e 2006)
- Laerte Rosato, graduando EE (estagiário em 2007)
- Iuri Gallo, graduando EE (estagiário em 2005 e 2006)
- Felipe Pegoraro (músico e produtor musical em 2008)
- Luiz Gustavo Brinholi (músico/intérprete contra-baixo e compositor em 2008)
Empresas parceiras:
1. Dolby Laboratories (EUA) (foco: codecs de áudio)
A empresa cedeu até 2009 codificadores/decodificadores aacPlus™ para o trabalho de pesquisa no projeto AUDIENCE e OpenAUDIENCE, e o acesso a bibliotecas desse produto para Win32 para a avaliação/projeto de novos produtos para codificação/decodificação de áudio com MPEG AAC. O relacionamento com a Dolby foi iniciado através de parceria inicial com a empresa Coding Technologies (CT, Alemanha/Suécia) adquirida pela Dolby.
2. Organia Engenharia Musical Tecnologias Audiovisuais (foco: engenharia musical)
A Organia foi um “spin-off” do núcleo que focalizou sua atuação em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções em engenharia de áudio e computação musical. Cedeu computadores e equipamentos ao laboratório e constituiu até 2012 uma experiência de sucesso em transferência de tecnologia desenvolvida no sistema AUDIENCE, cuja arquitetura é adotada em programas para produção de programas de áudio multicanal para TV digital e para música digital reconfigurável.
3. LANDO HiFi (foco: tecnologias de alto-falantes)
A Lando contribuiu com o NEAC e com a Caverna Digital do LSI-EPUSP cedendo equipamentos, como conjuntos de caixas acústicas para surround e alto-falantes high-fidelity para testes e desenvolvimento de setups para auralização multicanal.
4. Sankya Eletrônica (foco: tecnologias de amplificadores analógicos multicanal, atualmente Sansara)
A Sankya contribuiu no projeto AUDIENCE cedendo amplificadores analógicos, e participou como parceria no desenvolvimento de um protótipo de amplificador multicanal com 8 canais + subwoofer integralmente desenvolvido no NEAC, com previsão de patente de desenho industrial para submissão. A empresa mudou de razão social e website recentemente, acesse aqui o novo link.
5. Cabos Golden (foco: cabos e conectores,inclusive HDMI)
A Cabos Golden contribuiu no projeto AUDIENCE construindo sob demanda e em projeto específico o cabeamento e conectorização de áudio da Caverna Digital, e cedeu cabeamento para os projetos AUDIENCE e OpenAUDIENCE. A empresa é regular fornecedora de soluções em cabeamento e há interesse com projetos para desenvolvimento de sistemas para distribuição em novos suportes físicos e protocolos digitais.
Instituições parceiras:
1. Laboratório de Áudio e Tecnologias Musicais - LATM (EACH/USP) (foco: computação sonora e musical, música digital e tecnologias)
O laboratório integra pesquisadores da EACH/USP, ECA/USP e FFCLRP/USP em suas atividades de pesquisa. Articula ainda pesquisas na área de produção audiovisual em 3D/360/XR/VR/AR, bioacústica e tecnologia para audiodiagnóstico e produção musical inteligente, com relacionamentos com o Laboratório de Musicologia da EACH (LAMUS). O laboratório foi criado em 2011 como Laboratório de Acústica e Tecnologia Musical junto ao Departamento de Música da FFCLRP/USP e desde 2019 está estabelecido na EACH/USP renomeado.
2. Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais - LabArteMídia (ECA/USP) (focus: audiovisual technologies)
LabArteMidia é um grupo de pesquisa e inovação em artes audiovisuais e tecnologias para produção e consumo da Escola de Comunicação e Artes ECA-USP. O laboratório utiliza as tecnologias do NEAC em sua produção audiovisual experimental, cujo feedback permite avanços na pesquisa e geração de novas tecnologias para a área.
3. LAMI-ECA/USP (Laboratório de Acústica Musical, Depto. Música ECA-USP) (foco: sonologia)
O LAMI suporta atividades de gravação críticas e experimentais em seu estúdio e integra junto com o NEAC um conjunto laboratorial de pesquisa em música, áudio, acústica e sonologia na USP, hospedando principalmente as atividades do Grupo de Pesquisa em Computação Musical e do Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP.
4. Cidade do Conhecimento (foco: prospecção de novos projetos em economia criativa)
O envolvimento com a equipe da ECA e FEA da USP, coordenada pelo Prof. Gilson Schwartz, objetiva a prospecção de projetos e negócios envolvendo aplicações de áudio espacial/multicanal para os mercados audiovisuais, bem como a participação em atividades de divulgação científica e cultural em redes sociais e plataformas de comunicação digitais, contando com recursos próprios e financiamentos de terceiros. A parceria alinha-se junto às propostas do Grupo de Pesquisa em iconomia/economia criativa.
5. Grupo de Computação Musical IME/USP (foco: projetos em computação musical)
O Grupo de Computação Musical na USP integra professores e pesquisadores da USP em torno de projetos comuns em computação sonora. O NEAC também agradece a hospedagem do site ao CCSL da USP.