Trânsitos/Transites: Enciclopédia da Cooperação Franco-Brasileira nas Artes nas Ciências

De CCSL
Ir para navegação Ir para pesquisar

TRÂNSITOS/TRANSITES: ENCICLOPÉDIA DA COOPERAÇÃO FRANCO-BRASILEIRA NAS ARTES E NAS CIÊNCIAS (1880-1980)

Proposta

O projeto “Trânsitos/Transites: Enciclopédia da Cooperação Franco-Brasileira nas Artes nas Ciências (1880-1980) visa a um mapeamento de pessoas, programas de cooperação, pesquisas coletivas, obras literárias ou artísticas, projetos que marcaram um século de colaboração entre franceses e brasileiros. A pesquisa busca mapear a ação de franceses no Brasil e de brasileiros na França, bem sua colaboração recíproca. A enciclopédia deve ser construída por meio de artigos curtos (2 ou 4 páginas), referências bibliográficas para o auxílio do leitor, imagens e vídeos. Os modelos a partir dos quais nos inspiramos são: Wikipedia e Enciclopédia do Instituto Cultural Itaú.

Coordenadores

  • Marisa Midori Deaecto

Professora-Associada (II) do Departamento de Jornalismo e Editoração (ECA-USP); docente do Programa de Pós-graduação em História Econômica (FFLCH-USP); pesquisadora do GRUPEBRAF (Grupo de Pesquisa Brasil-França, IEA-USP); doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger-Hungria.

  • Mônica Raisa Schpun

Pequisadora livre-docente (HDR francês), Centre de recherches sur le Brésil colonial et contemporain (Mondes américains/CRBC), École des hautes études en sciences sociales (EHESS), Paris. Diretora editorial da revista Brésil(s). Sciences humaines et sociales.

  • Olival Freire Jr.

Físico e historiador da física. Professor de física e história da física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ex-presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência e presidente da Comissão para a História da Física Moderna, International Union of History and Philosophy of Science.