Sistema online de georreferenciamento

De CCSL
Ir para navegação Ir para pesquisar

Descrição

O objetivo central desta proposta é produzir um sistema online de georreferenciamento (localização de coordenadas e pontuação no mapa).

Atualmente há diversos programas locais que trabalham com geocoficação, desde programas privados a gratuitos e públicos. No entanto, para utilizá-los é necessária a instalação prévia do programa numa máquina, além de demandarem um conhecimento avançado para o seu uso.

A proposta aqui apresentada refere-se à criação de um sistema online, de fácil utilização, que permita a inserção de informações, sua geocodificação e produção automática de mapa.

Somos a Casa dos Meninos, uma entidade da zona sul de São Paulo (M'Boi Mirim), que tem trabalhado com projetos de reconhecimento do território com a comunidade ao redor, envolvendo direito à educação, saúde, direitos de crianças e adolescentes. Uma ferramenta online, gratuita e de fácil uso poderia ampliar ainda mais o impacto dos nossos projetos, além de ser potencialmente útil para diversos outros fins sociais.

Justificativa

O principal ponto deste projeto é possibilitar o acesso e uso dos novos meios tecnológicos para que o cidadão comum possa utilizá-las para resolver suas demandas e necessidades. Essa é uma conquista que precisamos ter em nossa perspectiva de trabalho e luta. Sabemos que apesar das conquistas técnicas, estas não chegam para todos, quanto menor for a classe social econômica, mais desfavorecido é o cidadão para o uso delas. O uso dos mapas no cotidiano das pessoas é cada vez mais presente, principalmente depois do Google. O uso e domínio dos mapas são importantes para diversas atividades, inclusive sociais, se colocarmos na perspectiva de coletivizar demandas comunitário-públicas.

A proposta aqui apresentada busca simplificar o processo de construção de mapas, para que sejam incorporados no cotidiano das pessoas, de forma simples e evitando a dependência em relação a especialistas para a sua construção.

Cliente

Casa dos Meninos. Contato: Fatima Rodrigues (fatimagomesrodrigues at gmail com)

Edições