SPIRA

De CCSL
Ir para navegação Ir para pesquisar

O SPIRA é um Sistema de detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de análise de Áudio. Foi criado em 2020 no início da pandemia de COVID-19 para ajudar a detectar, de maneira automática, evidências de insuficiência respiratória (popularmente conhecida como "falta de ar") em pacientes sob triagem em hospitais. Com o avanço da pandemia, a escopo inicial foi aumentado para que o sistema possa identificar insuficiência respiratória causada por outras doenças, tais como gripe, asma, insuficiência cardíaca, etc.

Em 2020, o projeto SPIRA participou de LabXP, quando foi desenvolvido a primeira versão de um aplicativo (PWA) e back-end para coleta de dados em hospitais. Esses dados posteriormente serão analisados por pesquisadores participantes do projeto para criar um modelo de machine learning capaz de fazer a detecção automática.

Em 2021, o objetivo do projeto SPIRA será desenvolver um novo aplicativo (PWA) e back-end para fazer o pré-diagnóstico da insuficiência respiratória, usando para isso o modelo criado na etapa anterior da pesquisa.

Responsáveis: Renato Cordeiro, Alfredo Goldman e Marcelo Finger