Parajás 2016

De CCSL
Ir para navegação Ir para pesquisar

Time

  • Eric Gun Ho Lee
  • Gustavo Covas
  • Renato Cordeiro Ferreira (coach)
  • Victor Faria
  • Rafael Campos Cruz
  • Arthur Coser Marinho

Informações Gerais

Histórinha

O projeto Parajás é uma iniciativa do Departamento Jurídico XI de Agosto (DJ), um grupo de extensão da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O grupo, formado majoritariamente por alunos de graduação, orienta e assiste processos da população de baixa renda paulistana. Atualmente, os casos atendidos pelo DJ são gerenciados por meio de um software proprietário, que não atende bem às necessidades dos seus usuários. A licença do programa limita a criação de usuários e muitas funcionalidades são são usadas pelo alunos, pois são voltadas para escritórios de advocacia. Para lidar com esses problema, o Parajás começou a ser desenvolvido como um sistema de software livre que permitirá armazenar os dados e modelar os processos do DJ e de, possivelmente, outros grupos similares que queiram utilizar o sistema.

O projeto começou a ser desenvolvido no 1º semestre de 2015, com um time de 8 alunos da disciplina Laboratório de Programação Extrema (LabXP) do IME-USP. A ideia do sistema foi trazida para a matéria por intermédio dos alunos de pós-graduação Evorah Cardoso, Sylon Pereira e Luís Matricardi, que atuaram durante o semestre no papel de clientes, direcionando o trabalho dos programadores e ajudando-os a entender o funcionamento do DJ. O time dedicou seus esforços em preparar a infra-estrutura do projeto (repositório, configurações, documentação) e implementar os formulários de atendimento (para triagem de clientes) do DJ. Nos dois semestres seguintes, o sistema foi desenvolvido por alunos bolsistas, que receberam verba da universidade e do VaiTec - programa da Agência SP de Desenvolvimento que "apoia financeiramente atividades inovadoras que contribuam para o desenvolvimento econômico e social e que sejam relevantes para as políticas públicas municipais". As melhorias feitas neste período focaram em melhorar o design e a usabilidade do programa.

Em 2016, o projeto voltou para LabXP, contando dessa vez com um time de 6 alunos da disciplina. No início do semestre, o sistema ganhou oficialmente o nome "Parajás" - uma homenagem às deusas tupi-guaranis da Honra, do Bem e da Justiça. Pela primeira vez, os diretores do DJ participaram como clientes, ajudando a dar feedback do ponto de vista dos usuários finais. O desenvolvimento foi focado em corrigir bugs e preparar a base de código para que o sistema fosse colocado em produção. O time teve a oportunidade de apresentar o projeto na própria sede do DJ, para a diretoria que assumirá o grupo em 2017. Até o final do semestre, o principal objetivo do projeto é ter uma versão em "beta teste" sendo usada por uma parcela dos integrantes do DJ. Essa experiência será muito importante para que o Parajás se torne o sistema oficial do DJ no futuro.