Constelações Abya-Yala: arquiteturas, artes e saberes do Sul Global

De CCSL
Ir para navegação Ir para pesquisar

Constelações Abya-Yala: arquiteturas, artes e saberes do Sul Global

A proposta é para a criação de um site, cujo domínio (https://sites.usp.br/abyayalafau/) já foi criado pela incubadora USP, tal que essencialmente sirva de repositório relacional de produções realizadas pelas iniciativas e colaborações que integram o Projeto Jovem Pesquisador Fase 1 Fapesp Barroco Cifrado (2016-2021) e o Projeto Jovem Pesquisador Fase 2 Fapesp Barroco-Açu (2022-2027). Ambos projetos são sediados na FAUUSP e coordenados pela professora Renata Martins, englobando parcerias, projetos de extensão, pesquisa e ensino diversos. A equipe inscrita no JP2 conta com 10 alunos e 9 pesquisadores associados. Há, ainda, diversos pesquisadores vinculados, participantes e/ou colaboradores envolvidos no Projeto. Sugere-se como componente principal do site uma rede/constelação dinâmica de pontos conectáveis, que representem localidades acerca das quais haja produções, eventos ou publicações identificadas.


A devida seleção, por webscapping - em plataformas como Academia, lattes, youtube, orcid, oasis e google scholar -, das produções de pessoas-chave posteriormente a 2015, alimenta a base de dados do site. Prevê-se uma ficha catalográfica para cada trabalho, ali constando informações como data, autores, palavras-chave, localizações associadas, demais rótulos e produções relacionadas. Desta forma, páginas de índices e buscas também poderiam ser disponibilizadas. O site seria continuamente alimentado por bolsistas e pesquisadores do projeto.


E como produto principal, as localizações, com acesso a links para produções associadas, seriam representadas graficamente em pontos conectados, formando variações de constelações, de acordo com a localidade escolhida como central pelo usuário. A proximidade e ligação entre os pontos seria determinada pelo número de produtos ou menções em comum entre elementos. Sem deixar de considerar acessibilidade, a linguagem da rede de pontos poderá adotar matriz cromática temática.