LabXP2020: mudanças entre as edições
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Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo: | |||
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- três etapas: "Iniciante", "Saudável" e "Maduro" | |||
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** bom rodízio de pares | |||
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** boa comunicação com o cliente | |||
** ter feito a primeira entrega | |||
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** tracking | |||
** integração contínua para valer | |||
** cobertura de testes | |||
** artefatos para continuidade do projeto | |||
* | * Equipe | ||
** TDD | |||
** auto organização ("coach invisível") | |||
* | * Projeto | ||
** demais entregas | |||
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** Presença (25%) | |||
** Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%) | |||
* Equipe: | |||
** Satisfação do cliente (25%) | |||
** Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%) | |||
Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema. | |||
= Professor e monitor = | |||
* | * [http://www.ime.usp.br/~gold/ Alfredo Goldman] (gold@ime.usp.br) | ||
* João Francisco Lino Daniel - (joaofran@ime.usp.br) (monitor) | |||
= | == Links e materiais úteis == | ||
* Link para o curso online do Udacity sobre testes: https://www.udacity.com/course/cs258 | |||
* Resumo do capítulo 3 do livro Agile Retrospectives, Making Good Teams Great. [[Liderando Retrospectivas|Liderando Retrospectivas]] | |||
* | * Manifesto ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/ | ||
* | * Princípios: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html | ||
* | * XP: http://www.extremeprogramming.org/rules.html | ||
* | * Scrum: https://www.scrum.org/Portals/0/Documents/Scrum%20Guides/2013/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf | ||
* Survey agile: http://www.versionone.com/about-us/press-releases/article/VersionOne-Releases-9th-Annual-State-of-Agile-Survey-Results/ | |||
* | * Métodos Ágeis: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/ | ||
* | * XP: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/ | ||
* DDD (Notas do livro by Leonardo Leite): https://polignu.org/artigo/notas-sobre-ddd |
Edição das 11h05min de 22 de setembro de 2020
Laboratório de Programação Extrema 2020
As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.
Projetos
Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.
Possibilidades de projetos
Organizados por ordem de apresentação
- Digita Fácil - Lívia - KUnit - Marcelo - Monitoria do IME - Nina - GETREN - Vitória - Maratona - Pedro - FAU ABERTA - Beatriz - SPIRA - Renato - EviDent - Gabriela - Reconhecimento de Veículos - Guilherme - Museu da Pessoa - Danielle - Dente Virtual - Lisa - Cozo - João - Empresas DNA USP - Geciane - SortingHat - Thatiane - Portal Vestibulando - Ricardo
Indicar preferência de projeto
Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times.
Selecionados
Dias importantes
Test Day
- Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.
Refactoring Day
- Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.
Critérios de Avaliação
Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:
Nota 1
- três etapas: "Iniciante", "Saudável" e "Maduro" - três aspectos: "Código", "Equipe" e "Projeto"
Etapa Iniciante
- peso: 20%
- Código
- repositório configurado
- ambiente de desenvolvimento configurado
- Equipe
- atribuições de papéis
- standup e mobs iniciais rolando
- ambiente de trabalho informativo criado
- definida política de horas extras
- Projeto
- meio de comunicação com cliente definido
Etapa Saudável
- peso: 30%
- Código
- testes
- commits frequentes
- início de integração contínua (CI)
- Equipe
- bom rodízio de pares
- consistência em mobs
- Projeto
- boa comunicação com o cliente
- ter feito a primeira entrega
Etapa Maduro
- peso: 50%
- Código
- tracking
- integração contínua para valer
- cobertura de testes
- artefatos para continuidade do projeto
- Equipe
- TDD
- auto organização ("coach invisível")
- Projeto
- demais entregas
Nota 2
- Individuais:
- Presença (25%)
- Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
- Equipe:
- Satisfação do cliente (25%)
- Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)
Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.
Professor e monitor
- Alfredo Goldman (gold@ime.usp.br)
- João Francisco Lino Daniel - (joaofran@ime.usp.br) (monitor)
Links e materiais úteis
- Link para o curso online do Udacity sobre testes: https://www.udacity.com/course/cs258
- Resumo do capítulo 3 do livro Agile Retrospectives, Making Good Teams Great. Liderando Retrospectivas
- Manifesto ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/
- Survey agile: http://www.versionone.com/about-us/press-releases/article/VersionOne-Releases-9th-Annual-State-of-Agile-Survey-Results/
- Métodos Ágeis: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/
- DDD (Notas do livro by Leonardo Leite): https://polignu.org/artigo/notas-sobre-ddd