LabXP2020: mudanças entre as edições

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(definição inicial do semestre - avaliação e possíveis projetos)
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Organizados por ordem de apresentação
Organizados por ordem de apresentação


- Digita Fácil - Lívia
- KUnit - Marcelo
- Monitoria do IME - Nina
- GETREN - Vitória
- Maratona - Pedro
- FAU ABERTA - Beatriz
- SPIRA - Renato
- EviDent - Gabriela
- Reconhecimento de Veículos - Guilherme
- Museu da Pessoa - Danielle
- Dente Virtual - Lisa
- Cozo - João
- Empresas DNA USP - Geciane
- SortingHat - Thatiane
- Portal Vestibulando - Ricardo


== Indicar preferência de projeto ==
== Indicar preferência de projeto ==
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O formulário de escolha de projetos já está disponível em:
== Selecionados ==




== Selecionados ==
= Dias importantes =


== Test Day ==


= Professor e monitor =
* Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.


== Refactoring Day ==


* [http://www.ime.usp.br/~gold/  Alfredo Goldman] (gold@ime.usp.br)
* Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.


* João Francisco Lino Daniel - (joaofran@ime.usp.br) (monitor)
= Critérios de Avaliação =


Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:


= Grupos de discussão e anúncios =
== Nota 1 ==


* Todos os alunos:  
- três etapas: "Iniciante", "Saudável" e "Maduro"
* Coachs:  
- três aspectos: "Código", "Equipe" e "Projeto"


= Aulas =
=== Etapa Iniciante ===
* peso: 20%


* Código
** repositório configurado
** ambiente de desenvolvimento configurado


== Links e materiais úteis ==
* Equipe
** atribuições de papéis
** standup e mobs iniciais rolando
** ambiente de trabalho informativo criado
** definida política de horas extras


* Link para o curso online do Udacity sobre testes: https://www.udacity.com/course/cs258
* Projeto
** meio de comunicação com cliente definido


* Resumo do capítulo 3 do livro Agile Retrospectives, Making Good Teams Great.  [[Liderando Retrospectivas|Liderando Retrospectivas]]
=== Etapa Saudável ===
* peso: 30%
* Código
** testes
** commits frequentes
** início de integração contínua (CI)


* Manifesto ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/
* Equipe
** bom rodízio de pares
** consistência em mobs


* Princípios: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html
* Projeto
** boa comunicação com o cliente
** ter feito a primeira entrega


* XP: http://www.extremeprogramming.org/rules.html
=== Etapa Maduro ===
* peso: 50%
* Código
** tracking
** integração contínua para valer
** cobertura de testes
** artefatos para continuidade do projeto


* Scrum: https://www.scrum.org/Portals/0/Documents/Scrum%20Guides/2013/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf
* Equipe
** TDD
** auto organização ("coach invisível")


* Survey agile: http://www.versionone.com/about-us/press-releases/article/VersionOne-Releases-9th-Annual-State-of-Agile-Survey-Results/
* Projeto
** demais entregas


* Métodos Ágeis: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/


* XP: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/
== Nota 2 ==


* DDD (Notas do livro by Leonardo Leite): https://polignu.org/artigo/notas-sobre-ddd
* Individuais:
** Presença (25%)
** Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)


* Equipe:
** Satisfação do cliente (25%)
** Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)


= Dias importantes =
Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.


== Stand-up com os coaches ==


Todas as terças-feiras letivas, às 13:45
= Professor e monitor =


== Test Day ==


* Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.
* [http://www.ime.usp.br/~gold/  Alfredo Goldman] (gold@ime.usp.br)


== Refactoring Day ==
* João Francisco Lino Daniel - (joaofran@ime.usp.br) (monitor)


* Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.


= Critérios de Avaliação =
== Links e materiais úteis ==


Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:
* Link para o curso online do Udacity sobre testes: https://www.udacity.com/course/cs258


== Nota 1 ==
* Resumo do capítulo 3 do livro Agile Retrospectives, Making Good Teams Great.  [[Liderando Retrospectivas|Liderando Retrospectivas]]


* Etapa/Feedback 1 (15%)
* Manifesto ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/
** Infraestrutura instalada
** Equipe organizada


* Etapa/Feedback 2 (20%)
* Princípios: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html
** Planejamento/Comunicação Interna e Externa (8%)
** Repositório/Commits frequentes/Testes (4%)
** Integração continua "inicial" (4%)
** Rodízio de Pares (2%)
** Ao menos uma entrega ao cliente (2%)


* Etapa/Feedback 3 (65%)
* XP: http://www.extremeprogramming.org/rules.html
** Tracking (10%)
 
** Integração contínua (10%)
* Scrum: https://www.scrum.org/Portals/0/Documents/Scrum%20Guides/2013/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf
** TDD (5%)
** Cobertura dos testes (10%)
** Entregas (10%)
** Auto-organização do time (10%)
** "Artefatos" para garantir a continuidade do projeto (10%)


== Nota 2 ==
* Survey agile: http://www.versionone.com/about-us/press-releases/article/VersionOne-Releases-9th-Annual-State-of-Agile-Survey-Results/


* Individuais:
* Métodos Ágeis: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/
** Presença (25%)
** Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)


* Equipe:
* XP: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/
** Satisfação do cliente (25%)
** Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)


Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.
* DDD (Notas do livro by Leonardo Leite): https://polignu.org/artigo/notas-sobre-ddd

Edição das 11h05min de 22 de setembro de 2020

Laboratório de Programação Extrema 2020

As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.

Projetos

Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.


Possibilidades de projetos

Organizados por ordem de apresentação

- Digita Fácil - Lívia - KUnit - Marcelo - Monitoria do IME - Nina - GETREN - Vitória - Maratona - Pedro - FAU ABERTA - Beatriz - SPIRA - Renato - EviDent - Gabriela - Reconhecimento de Veículos - Guilherme - Museu da Pessoa - Danielle - Dente Virtual - Lisa - Cozo - João - Empresas DNA USP - Geciane - SortingHat - Thatiane - Portal Vestibulando - Ricardo

Indicar preferência de projeto

Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times.


Selecionados

Dias importantes

Test Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.

Refactoring Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.

Critérios de Avaliação

Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:

Nota 1

- três etapas: "Iniciante", "Saudável" e "Maduro" - três aspectos: "Código", "Equipe" e "Projeto"

Etapa Iniciante

  • peso: 20%
  • Código
    • repositório configurado
    • ambiente de desenvolvimento configurado
  • Equipe
    • atribuições de papéis
    • standup e mobs iniciais rolando
    • ambiente de trabalho informativo criado
    • definida política de horas extras
  • Projeto
    • meio de comunicação com cliente definido

Etapa Saudável

  • peso: 30%
  • Código
    • testes
    • commits frequentes
    • início de integração contínua (CI)
  • Equipe
    • bom rodízio de pares
    • consistência em mobs
  • Projeto
    • boa comunicação com o cliente
    • ter feito a primeira entrega

Etapa Maduro

  • peso: 50%
  • Código
    • tracking
    • integração contínua para valer
    • cobertura de testes
    • artefatos para continuidade do projeto
  • Equipe
    • TDD
    • auto organização ("coach invisível")
  • Projeto
    • demais entregas


Nota 2

  • Individuais:
    • Presença (25%)
    • Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
  • Equipe:
    • Satisfação do cliente (25%)
    • Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)

Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.


Professor e monitor

  • João Francisco Lino Daniel - (joaofran@ime.usp.br) (monitor)


Links e materiais úteis