LabXP2019: mudanças entre as edições

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== Possibilidades de projetos ==
== Possibilidades de projetos ==


Em definição
Organizados por ordem de apresentação


* 1 - [https://drive.google.com/file/d/1dZ07iy9qq7gHGDf3HQqdt271lAEaRF7w/view?usp=sharing Detectando variáveis globais com o GCC]
* 2 - [https://drive.google.com/file/d/1LOtKHeK1FCS2fY_5aYySAyXtA2OWBU9j/view?usp=sharing Arquigrafia: ambiente colaborativo web de imagens de arquitetura]
* 3 - Avaliações "em linha" - Prof Leônidas
* 4 - Dengue (Sucen) - Prof Leônidas
* 5 - [https://drive.google.com/file/d/1LRAdGuO_Ba2Lqlh5Ug-7npCOYia4SoOj/view?usp=sharing LupaNH: coleta e mapeamento de dados estruturados sobre problemas de um bairro carente]
* 6 - [https://drive.google.com/file/d/1ZkhtenDuisZnA7bH_a9oA9zqKgeYn2RB/view?usp=sharing EviDent: Aplicativo para divulgação de evidências científicas]
* 7 - [https://drive.google.com/file/d/1BMkejV9KocstAefj7O0iN0N7Pj0n_FzP/view?usp=sharing FAU-ACESSO ABERTO: por uma plataforma de extroversão da produção intelectual]
* 8 - [https://drive.google.com/file/d/1vAluPNp_YR7ls6nrXicUBwxiO7LTcttn/view?usp=sharing Brains: Sistemas de gestão do processo de desenvolvimento de projetos de "IC"]


== Indicar preferência de projeto ==
== Indicar preferência de projeto ==

Edição das 17h52min de 20 de agosto de 2019

Laboratório de Programação Extrema 2019

As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.

Projetos

Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.


Possibilidades de projetos

Organizados por ordem de apresentação

  • 3 - Avaliações "em linha" - Prof Leônidas
  • 4 - Dengue (Sucen) - Prof Leônidas

Indicar preferência de projeto

Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times.


Professor e monitora

  • Thatiane de Oliveira Rosa - (thatiane@ime.usp.br) (monitora)


Aulas

Cronograma de 2019 para ser adaptado

  • 20/08 - Apresentação de projetos candidatos
  • 22/08 - Apresentação de projetos candidatos


Links e materiais úteis

Dias importantes

Stand-up com os coaches

  • A decidir

Test Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.

Refactoring Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.

Retrospectiva

Adicionar relato sobre as retrospectivas feitas no curso.


Critérios de Avaliação

Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:

Nota 1

  • Etapa/Feedback 1 (15%)
    • Infraestrutura instalada
    • Equipe organizada
  • Etapa/Feedback 2 (20%)
    • Planejamento/Comunicação Interna e Externa (8%)
    • Repositório/Commits frequentes/Testes (4%)
    • Integração continua "inicial" (4%)
    • Rodízio de Pares (2%)
    • Ao menos uma entrega ao cliente (2%)
  • Etapa/Feedback 3 (65%)
    • Tracking (10%)
    • Integração contínua (10%)
    • TDD (5%)
    • Cobertura dos testes (10%)
    • Entregas (10%)
    • Auto-organização do time (10%)
    • "Artefatos" para garantir a continuidade do projeto (10%)

Notas 2

  • Individuais:
    • Presença (25%)
    • Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
  • Equipe:
    • Satisfação do cliente (25%)
    • Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)

Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.