LabXP2018

De CCSL
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Laboratório de Programação Extrema 2018

As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.

Projetos

Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.


Possibilidades

Cliente Final

Técnicos

Jogos

Educação



Software para escolha dos grupos de acordo com os questionários: https://github.com/rafamanzo/xpteamwise

Indicar preferência de projeto

Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times.

O formulário de escolha de projetos já está disponível em: https://goo.gl/forms/0HhuKUutcVIXoHWK2

Respondam até a próxima quarta-feira até às 12h.

Durante a aula, rodaremos o algoritmo genético e já sairemos com os grupos formados.

Vocês podem relembrar as apresentações em: https://www.ime.usp.br/~gold/cursos/2018/LabXP/labxp2018-apresentacoes/


Selecionados

Aplicativo para Textos de Odontologia - 6 pessoas - Felipe Caetano Silva - JULIO KENJI UEDA - Luis Gustavo Araujo Rodriguez - Mairieli Santos Wessel * Thatiane de Oliveira Rosa - Luiz Felipe Fronchetti Dias

Cozo - Delivery de Comida - 5 pessoas - ANDRE LUIZ ABDALLA SILVEIRA * Joao Phellip de Mello Bones da Rocha - Rafael Simões Shimabukuro

   - Victor de Aquino Amorim 
   - Lucas Mendonça de Souza 

Health Dashboard - 6 pessoas - Camila Naomi Kodaira - Eduardo Gonçalves Pinheiro - LUCAS MARQUES GASPARINO - Waldir Edison Farfan Caro * Fernando Lemes da Silva - Murilo Borges Ribeiro

Kernel do Linux - 6 pessoas - Renato Lui Geh * Gabriel Capella - Lucas Moreira Santos - Matheus Tavares Bernardino - Victor de Oliveira Colombo - Marcelo Schmitt

L.A.V.A. series L.A.M.P. edition - 6 pessoas - Arthur Vieira Barbosa - Fábio Henrique Kiyoiti dos Santos Tanaka - Gabriel Kuribara Lasso - Lucas Henrique Bahr Yau * Victor Domiciano Mendonça - Bernardo Martins Ferreira

Pirate Ship Battles - 6 pessoas - Allan Amancio Rocha - Guilherme Costa Vieira * Herez Moise Kattan - Luiz Felipe Moumdjian Girotto - Raphael dos Reis Gusmao - Victor Chiaradia Gramuglia Araujo

Plataforma Hackathons - 8 pessoas - André Ferrari Moukarzel - Bruno Boaventura Scholl - Caio Truzzi Lente * João Francisco Lino Daniel - Leonardo Araujo Benicio dos Santos - Leonardo Lana Violin Oliveira - Victor Martins João - Victor Seiji Hariki


Radar Parlamentar - 6 pessoas - Guilherme Feulo do Espirito Santo - JONAS ARILHO LEVY - Lucas Seiki Oshiro - Ricardo Akira Tanaka - Rubens Douglas Roccia - Ângelo Gregório Lovatto


Sistema de Gestão de Ações, Projetos e Programas SMPED - 6 pessoas - Caio Henrique Silva Ramos - Gabriely Rangel Pereira - Gustavo Estrela de Matos - Marcos Vinicius do Carmo Sousa * Vanessa Martinez Tonini - Aline Rodrigheri Ioste



Professor e monitores

  • Diogo Pina - (diogojpina at gmail com) (monitor)


Grupos de discussão e anúncios

  • Coaches: TODO


Links e materiais úteis

Slides das Aulas

Dias importantes

Stand-up com os coaches

  • A decidir

Test Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estarão concentrados apenas em testes.

Refactoring Day

  • Cada equipe escolherá um dia em que estarão concentrados apenas em refatoração.

Retrospectiva

Adicionar relato sobre as retrospectivas feitas no curso.

Critérios de Avaliação

Serão atribuidas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:

Nota 1

  • Etapa/Feedback 1 (15%)
    • Infraestrutura instalada
    • Equipe organizada
  • Etapa/Feedback 2 (20%)
    • Planejamento/Comunicação Interna e Externa (8%)
    • Repositório/Commits frequentes/Testes (4%)
    • Integração continua "inicial" (4%)
    • Rodízio de Pares (2%)
    • Ao menos uma entrega ao cliente (2%)
  • Etapa/Feedback 3 (65%)
    • Tracking (10%)
    • Integração contínua (10%)
    • TDD (5%)
    • Cobertura dos testes (10%)
    • Entregas (10%)
    • Auto-organização do time (10%)
    • "Artefatos" para garantir a continuidade do projeto (10%)

Notas 2

  • Individuais:
    • Presença (25%)
    • Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
  • Equipe:
    • Satisfação do cliente (25%)
    • Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)

obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.

Organização do almoço às {segundas|quartas}

Acesse: Comida