Times de Plataforma: uma Estrutura Organizacional para a Entrega Contínua

🇬🇧 🇧🇷

Temos o prazer de anunciar que nosso artigo Platform Teams: An Organizational Structure for Continuous Delivery foi aceito para publicação no 6º International Workshop on Rapid Continuous Software Engineering (RCoSE 2020).

Após entrevistarmos 27 profissionais de TI e analisarmos cuidadosamente essas conversas, iniciamos a elaboração de uma taxonomia com quatro padrões de estruturas organizacionais: (1) departamentos em silos, (2) DevOps clássico, (3) equipes cross-funcionais e (4) times de plataforma. Times de plataforma são equipes de infraestrutura que fornecem serviços de infraestrutura altamente automatizados que são utilizados pelos desenvolvedores para a implantação de novos serviços. Observamos que a estrutura de time de plataforma é a classificação mais distintiva de nossa taxonomia, tendo resultados promissores relativos ao desempenho da entrega. Assim, neste artigo, nos concentramos em descrever a estrutura de time de plataforma (Figura 1). Nós somos os primeiros a apresentar esse conceito emergente em um trabalho acadêmico.

Ilustração conceitual de times de plataforma

Figura 1 - Ilustração conceitual de times de plataforma


Download do texto completo aqui (em inglês)


O workshop RCoSE é realizado em conjunto com a International Conference on Software Engineering (ICSE), a conferência mais conceituada sobre engenharia de software do mundo. Nosso trabalho também foi aceito para a trilha de pôsteres do ICSE 2020 .

O ICSE e o RCoSE foram planejados para maio na Coreia do Sul. No entanto, devido à crise do Covid-19, os eventos foram adiados para outubro.