LabXP2019: mudanças entre as edições
Linha 48: | Linha 48: | ||
'''FAU-ACESSO ABERTO: por uma plataforma de extroversão da produção intelectual - 8 pessoas''' | '''FAU-ACESSO ABERTO: por uma plataforma de extroversão da produção intelectual - 8 pessoas''' | ||
* César Gasparini Fernandes | * César Gasparini Fernandes | ||
* Larissa Goto Sala | * Larissa Goto Sala | ||
Linha 54: | Linha 53: | ||
* Mateus Agostinho dos Anjos | * Mateus Agostinho dos Anjos | ||
* Matheus Lima Cunha | * Matheus Lima Cunha | ||
* Nathalia Orlandi Borin | |||
* Pedro Vítor Bortolli Santos | * Pedro Vítor Bortolli Santos | ||
* Victor Andre Batistella | * Victor Andre Batistella | ||
Linha 59: | Linha 59: | ||
'''EviDent: Aplicativo para divulgação de evidências científicas - | '''EviDent: Aplicativo para divulgação de evidências científicas - 4 pessoas''' | ||
* Éderson Cássio Lacerda Ferreira (coach) | * Éderson Cássio Lacerda Ferreira (coach) | ||
* | * Eduardo do Nascimento Evaristo | ||
* Renan Tiago dos Santos Silva | * Renan Tiago dos Santos Silva | ||
* Vitor Ricardo de Oliveira Leite | * Vitor Ricardo de Oliveira Leite | ||
Repositório: - | Repositório: - | ||
Linha 71: | Linha 69: | ||
'''Projeto de avaliações "em linha" (via Web) - 4 pessoas''' | '''Projeto de avaliações "em linha" (via Web) - 4 pessoas''' | ||
* Alexandre Benedeti | * Alexandre Benedeti | ||
* | * Laira das Almas Silva (coach) | ||
* | * Otavio Ho Aragoi | ||
* Liang Shen | * Liang Shen | ||
Repositório: - | Repositório: - | ||
Linha 82: | Linha 80: | ||
* Pedro Paulo de Queiroz Bambace | * Pedro Paulo de Queiroz Bambace | ||
* Robson Aleixo (coach) | * Robson Aleixo (coach) | ||
Repositório: - | |||
'''Caninos Loucos - 2 pessoas''' | |||
* Bruno Almeida Carneiro da Cunha | |||
* Daniel Martinez (coach) | |||
Repositório: - | Repositório: - | ||
Edição das 15h11min de 27 de agosto de 2019
Laboratório de Programação Extrema 2019
As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.
Projetos
Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.
Possibilidades de projetos
Organizados por ordem de apresentação
- 9 - Caninos Loucos
- 10 - Drivers IIO
Indicar preferência de projeto
Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times.
O formulário de escolha de projetos já está disponível em:
https://forms.gle/t4gtdPpARnyY4HrU7
Respondam até a próxima quinta-feira (22/08) até às 12h.
Durante a aula, vamos analisar o resultado e formar os times.
Selecionados
FAU-ACESSO ABERTO: por uma plataforma de extroversão da produção intelectual - 8 pessoas
- César Gasparini Fernandes
- Larissa Goto Sala
- Leonardo de Carvalho Freitas Padilha Aguilar (coach)
- Mateus Agostinho dos Anjos
- Matheus Lima Cunha
- Nathalia Orlandi Borin
- Pedro Vítor Bortolli Santos
- Victor Andre Batistella
Repositório: -
EviDent: Aplicativo para divulgação de evidências científicas - 4 pessoas
- Éderson Cássio Lacerda Ferreira (coach)
- Eduardo do Nascimento Evaristo
- Renan Tiago dos Santos Silva
- Vitor Ricardo de Oliveira Leite
Repositório: -
Projeto de avaliações "em linha" (via Web) - 4 pessoas
- Alexandre Benedeti
- Laira das Almas Silva (coach)
- Otavio Ho Aragoi
- Liang Shen
Repositório: -
Arquigrafia: ambiente colaborativo web de imagens de arquitetura - 4 pessoas
- Gabriel Sarti Massukado
- Henrique cerquinho
- Pedro Paulo de Queiroz Bambace
- Robson Aleixo (coach)
Repositório: -
Caninos Loucos - 2 pessoas
- Bruno Almeida Carneiro da Cunha
- Daniel Martinez (coach)
Repositório: -
Professor e monitora
- Alfredo Goldman (gold@ime.usp.br)
- Thatiane de Oliveira Rosa - (thatiane@ime.usp.br) (monitora)
Grupos de discussão e anúncios
- Todos os alunos: https://groups.google.com/forum/#!forum/labxp-2019
Aulas
Cronograma de 2019 para ser adaptado
- 15/08 - Documentação e comunicação do projeto com GitLab e visão geral de tecnologias (stack) de desenvolvimento de softawre
- 20/08 - Apresentação de projetos candidatos
- 22/08 - Escolha dos clientes e formação dos times
- 27/08 - Desenvolvimento dos projetos
- 29/08 - Desenvolvimento dos projetos
Links e materiais úteis
- Link para o curso online do Udacity sobre testes: https://www.udacity.com/course/cs258
- Resumo do capítulo 3 do livro Agile Retrospectives, Making Good Teams Great. Liderando Retrospectivas
- Manifesto ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/
- Survey agile: http://www.versionone.com/about-us/press-releases/article/VersionOne-Releases-9th-Annual-State-of-Agile-Survey-Results/
- Métodos Ágeis: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/
- DDD (Notas do livro by Leonardo Leite): https://polignu.org/artigo/notas-sobre-ddd
Dias importantes
Stand-up com os coaches
- A decidir
Test Day
- Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.
Refactoring Day
- Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.
Retrospectiva
Adicionar relato sobre as retrospectivas feitas no curso.
Critérios de Avaliação
Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:
Nota 1
- Etapa/Feedback 1 (15%)
- Infraestrutura instalada
- Equipe organizada
- Etapa/Feedback 2 (20%)
- Planejamento/Comunicação Interna e Externa (8%)
- Repositório/Commits frequentes/Testes (4%)
- Integração continua "inicial" (4%)
- Rodízio de Pares (2%)
- Ao menos uma entrega ao cliente (2%)
- Etapa/Feedback 3 (65%)
- Tracking (10%)
- Integração contínua (10%)
- TDD (5%)
- Cobertura dos testes (10%)
- Entregas (10%)
- Auto-organização do time (10%)
- "Artefatos" para garantir a continuidade do projeto (10%)
Nota 2
- Individuais:
- Presença (25%)
- Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
- Equipe:
- Satisfação do cliente (25%)
- Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)
Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.