LabXP2019: mudanças entre as edições
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Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times. | Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times. | ||
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Edição das 18h02min de 20 de agosto de 2019
Laboratório de Programação Extrema 2019
As metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software. Neste curso, os estudantes utilizam a metodologia de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor e monitor (meta-coach), para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas das metodologias ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software.
Projetos
Projetos da vida real com os mais variados temas com o único requisito de possuírem licença livre.
Possibilidades de projetos
Organizados por ordem de apresentação
- 3 - Avaliações "em linha" - Prof Leônidas
- 4 - Dengue (Sucen) - Prof Leônidas
Indicar preferência de projeto
Cada aluno deverá indicar 3 projetos, em ordem de preferência, bem como compartilhar conosco algumas informações para que possamos selecionar os projetos e compôr os times.
O formulário de escolha de projetos já está disponível em:
https://forms.gle/t4gtdPpARnyY4HrU7
Respondam até a próxima quarta-feira até às 12h.
Durante a aula, vamos analisar o resultado e formar os times.
Professor e monitora
- Alfredo Goldman (gold@ime.usp.br)
- Thatiane de Oliveira Rosa - (thatiane@ime.usp.br) (monitora)
Aulas
Cronograma de 2019 para ser adaptado
- 15/08 - Documentação e comunicação do projeto com GitLab e visão geral de tecnologias (stack) de desenvolvimento de softawre
- 20/08 - Apresentação de projetos candidatos
- 22/08 - Apresentação de projetos candidatos
Links e materiais úteis
- Link para o curso online do Udacity sobre testes: https://www.udacity.com/course/cs258
- Resumo do capítulo 3 do livro Agile Retrospectives, Making Good Teams Great. Liderando Retrospectivas
- Manifesto ágil: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/
- Survey agile: http://www.versionone.com/about-us/press-releases/article/VersionOne-Releases-9th-Annual-State-of-Agile-Survey-Results/
- Métodos Ágeis: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/
- DDD (Notas do livro by Leonardo Leite): https://polignu.org/artigo/notas-sobre-ddd
Dias importantes
Stand-up com os coaches
- A decidir
Test Day
- Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em testes.
Refactoring Day
- Cada equipe escolherá um dia em que estará concentrada apenas em refatoração.
Retrospectiva
Adicionar relato sobre as retrospectivas feitas no curso.
Critérios de Avaliação
Serão atribuídas duas notas neste semestre, de acordo com os critérios abaixo:
Nota 1
- Etapa/Feedback 1 (15%)
- Infraestrutura instalada
- Equipe organizada
- Etapa/Feedback 2 (20%)
- Planejamento/Comunicação Interna e Externa (8%)
- Repositório/Commits frequentes/Testes (4%)
- Integração continua "inicial" (4%)
- Rodízio de Pares (2%)
- Ao menos uma entrega ao cliente (2%)
- Etapa/Feedback 3 (65%)
- Tracking (10%)
- Integração contínua (10%)
- TDD (5%)
- Cobertura dos testes (10%)
- Entregas (10%)
- Auto-organização do time (10%)
- "Artefatos" para garantir a continuidade do projeto (10%)
Notas 2
- Individuais:
- Presença (25%)
- Avaliação do Coach, meta-coaches avaliam os coaches (25%)
- Equipe:
- Satisfação do cliente (25%)
- Projeto (funcionalidades implementadas + manutenibilidade - como outra equipe pode continuar o projeto) (25%)
Obs.: Por manutenabilidade entende-se documentação sobre como ter um ambiente de desenvolvimento completo com os testes passando e ponteiros para pontos interessantes no código para novos novos contribuidores e funcionalidades mais simples para estes implementarem e conhecerem o sistema.