Homenagem: Inauguração Auditório Imre Simon

Fotos

A partir de 25 de outubro de 2019, o antigo "Auditório do CCSL" passou a se chamar oficialmente "Auditório Imre Simon".

Na data, a diretoria do CCSL reuniu familiares, amigos, colegas de trabalho de várias áreas, ex-alunos, funcionários da Universidade e interessados na trajetória do Prof. Emérito Imre Simon, no evento em sua homenagem e que marcou a reinauguração do Auditório do CCSL.

A programação foi idealizada ainda em 2018, para celebrar diversas datas importantes para o Centro de Competência em Software Livre do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo: os 35 anos da Free Software Foundation, os 20 anos da Open Source Initiave, os 10 anos de atividades do CCSL-IME/USP e os 5 anos da inauguração do seu prédio.

Não poderia haver forma melhor de celebrar esses marcos do que homenageando aquele que ajudou a dar os primeiros passos na direção do compartilhamento de conhecimento em Computação e Desenvolvimento de Software no IME, na USP e no Brasil, nos moldes que hoje entendemos como Software Livre e Cultura Livre, o Professor Emérito Imre Simon.

A renomeação do espaço foi a ação derradeira da celebração, liderada pelo chefe do Dept. de Ciência da Computação do IME-USP, Marcelo Finger, com a participação das senhoras Magdolna (Magda) Simon (que comemorava seu 100º aniversário) e Gabriella Simon, mãe e esposa do Prof. Imre, que descerraram a placa biográfica, passando então o auditório a se chamar "Imre Simon". Estiveram também presentes seu irmão Istvan e os filhos de Imre, Liliana, Natan e Claudio.

Ao longo da tarde, notáveis pesquisadores contemporâneos do homenageado, pioneiro cientista da computação, puderam contar sobre momentos do início da carreira, fatos da convivência e destacar conquistas profissionais importantes que trouxeram luz à Comunicação, Computação e à cultura do software livre no Brasil.

Acesse aqui a programação da homenagem

Alguns conteúdos apresentados na cerimônia:

Capa de livreto com texto extraído do livro Humanistas e Cientistas do Brasil: Ciências Exatas

Brochura - Discursos Outorga Título de Emérito

Vídeo - Professor Imre no antigo CCE/USP

Vídeo - Discovery Entrevista prof. Imre Simon sobre Linux

Vídeo - Professor Arnaldo Mandel

Vídeo - Professor Gilson Schwartz

Vídeo - Professor Alexandre Abdo

Anexos:

Local: Auditório Imre Simon, no CCSL-IME/USP: Av. Prof. Luciano Gualberto, 1171 – Butantã, São Paulo - SP

25 de outubro de 2019, 15h-17h