Ir para o conteúdo

 Voltar a FEES
Tela cheia

FEES 2016

Traduções

IX Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2016)

 

Evento integrante do XXX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2016)

 

22 e 23/9/2016 - Maringá – PR – Brasil

 

     A Educação em Engenharia de Software evoluiu dos cursos de Ciência de Computação para cursos tecnológicos, bacharelados em Engenharia de Software, residências, mestrados profissionais e treinamentos corporativos. Todas essas diferentes formas de processos educativos requerem orientações provenientes tanto da academia quanto da indústria, e tem sido apoiada e alavancada por esforços de diversas instituições e sociedades educacionais e científicas da área da computação. O Software Engineering Curriculum Guidelines da ACM e IEEE surgiu a partir de um desses esforços e fornece orientação às instituições acadêmicas de como estabelecer o processo de ensino-aprendizagem de Engenharia de Software, em termos de graduação, por exemplo. O SWEBOK é um outro exemplo da IEEE Computer Society que visa a descrição do conhecimento amplamente aceito sobre Engenharia de Software.

     No Brasil, nos últimos anos, foram criados cursos de Bacharelado em Engenharia de Software. Com esse cenário de expansão e avanços do ensino-aprendizagem e pesquisa em Engenharia de Software no Brasil, é importante a reunião de educadores/professores, pesquisadores e estudantes para a troca de suas experiências e conhecimentos.

     O Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES) visa a ser um espaço e um momento em que, por meio das publicações, apresentações e discussões das pesquisas e relatos de experiências, possamos como comunidade científica e educacional avançarmos no ensino-aprendizagem em Engenharia de Software, em particular no contexto brasileiro.

     O FEES 2016 possui várias motivações e desafios importantes, dentre as quais podemos destacar:

  • Quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional de Engenharia de Software na indústria brasileira?
  • Como preparar profissionais de Engenharia de Software para um mundo globalizado?
  • Como lidar com a rápida evolução tecnológica e como isto afeta as estruturas e os componentes curriculares nos cursos?
  • Como efetivamente aliar a prática à teoria na educação de Engenharia de Software?
  • Como realizar o processo de ensino de Engenharia de Software que envolva problemas reais, trabalho em equipe e em longo prazo?
  • Como ensinar em pequena escala o que só é relevante em grande escala?

 

COORDENAÇÃO

     Marcelo Hideki Yamaguti (PUCRS) - yamaguti@pucrs.br

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quinta-feira (22/9/2016)

Abertura – Local: Sala Parque do Japão

11:00 - 11:15

Abertura

11:15 - 12:30

Palestra 'Integrando o estado da arte e o estado da prática - evoluindo constantemente  as disciplinas de Engenharia de Software'

Tayana Uchôa Conte (UFAM)

Intervalo

12:30 - 13:30

Almoço

Sessão Técnica I – Local: Sala Parque do Japão

14:30

Scrum in Practice: Evaluating an Activity to Support Agile Software Development Learning

Cleiton Tavares (UIT), Fischer Ferreira (UIT,UFMG), Eduardo Fernandes (UFMG), Johnatan Oliveira (UFMG)

14:50

JoVeTest - Jogo da Velha para Auxiliar no Ensino e Estudo de Teste de Software

Ana Karoline T. Barbosa (UFAM), Larissa L. E. Neves (UFAM), Arilo C. Dias-Neto (UFAM)

15:10

Jogos Educativos no Ensino da Engenharia de Requisitos

Daniel Negreiros Araujo (UPE), Maria Lencastre P. de M. Cruz (UPE), João Henrique Pimentel (UPE,UFRPE), Mariana Duque (UPE), Fernanda Alencar (UPE,UFPE)

15:30

Uma Investigação sobre Estilos de Aprendizagem e Hábitos de Estudo de Engenheiros de Software

Cesar França (UFRPE), Adson Cunha (UFPE), Dayan Adjarde (CESAR), Fagner Alan (CESAR)

15:50

Ensinando Melhoria de Processos de Software na Prática com a norma ISO/IEC 29110: Um Estudo de Caso

Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC), Richard Henrique de Souza (UFSC,Unisul)

Intervalo

16:30 - 17:00

Coffee-break

 

 

Sexta-feira (23/9/2016)

Sessão Técnica II – Local: Sala Parque do Japão

11:00

Uma Abordagem de Ensino para o Controle Estatístico do Processo nos Cursos de Ciência da Computação

Julio Cezar Costa Furtado (UNIFAP,UFPA), Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (UFPA)

11:15

Construção de Plataformas Digitais durante o Ensino de Engenharia de Software: um Relato de Experiência

Simone S. R. Souza (USP), Bruno H. Oliveira (Arquivei), Filipe Grillo (Arquivei), Christian De Cico (Arquivei)

11:30

Soft Skills Required! Uma Análise da Demanda por Competências Não-Técnicas de Profissionais para a Indústria de Software e Serviços

Cesar França (UFRPE), Diego Mellet (Faculdade Boa Viagem)

11:50

Uma Proposta de Curso de Graduação em Gestão de Projetos no Contexto da Educação Superior Brasileira

Vitor Abílio Sobral Dias Afonso (UFPE), Lilian Maria Gonçalves (UFPE), Jefferson Ferreira Barbosa (UFPE), Hermano Perrelli de Moura (UFPE)

12:10

FRAMES: Um Framework para o Ensino-Aprendizagem dos Tópicos de Engenharia de Software dos Currículos de Referência da ACM/IEEE e SBC

Carlos S. Portela (UFPE,CESUPA), Alexandre M. L. Vasconcelos (UFPA), Sandro R. B. Oliveira (UFPE,UFPA)

Intervalo

12:30 - 14:30

Almoço

Grupo de Trabalho – Local: Sala Parque do Japão

14:30

Apresentação do Refinamento de Competências do Egresso do Curso de Engenharia de Software

15:00

Discussão sobre o Currículo de Referência da SBC para o Bacharelado em Engenharia de Software

Igor Steinmacher (UTFPR), Marcelo Yamaguti (PUCRS)

Intervalo

16:30 - 17:00

Coffee-break

Sessão Técnica III – Local: Sala Parque do Japão

17:00

Auto Percepção da Empregabilidade em Engenheiros de Software

Bruno do S. Rocha (CESAR), Cesar França (UFRPE)

17:20

Da Teoria à Prática em Desenvolvimento de Jogos Digitais: Um Estudo Sobre os Modelos de Processo Utilizados no Mercado Paraibano

José Raul de Brito Andrade (UFPB), Vanessa Farias Dantas (UFPB)

17:40

Obsolescência profissional em engenheiros de software: uma revisão sistemática da literatura

Bruno do S. Rocha (CESAR), Cesar França (UFRPE)

Encerramento – Local: Sala Parque do Japão


Realização

Execução

Organização