FEES 2016
IX Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2016)
Evento integrante do XXX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2016)
22 e 23/9/2016 - Maringá – PR – Brasil
A Educação em Engenharia de Software evoluiu dos cursos de Ciência de Computação para cursos tecnológicos, bacharelados em Engenharia de Software, residências, mestrados profissionais e treinamentos corporativos. Todas essas diferentes formas de processos educativos requerem orientações provenientes tanto da academia quanto da indústria, e tem sido apoiada e alavancada por esforços de diversas instituições e sociedades educacionais e científicas da área da computação. O Software Engineering Curriculum Guidelines da ACM e IEEE surgiu a partir de um desses esforços e fornece orientação às instituições acadêmicas de como estabelecer o processo de ensino-aprendizagem de Engenharia de Software, em termos de graduação, por exemplo. O SWEBOK é um outro exemplo da IEEE Computer Society que visa a descrição do conhecimento amplamente aceito sobre Engenharia de Software.
No Brasil, nos últimos anos, foram criados cursos de Bacharelado em Engenharia de Software. Com esse cenário de expansão e avanços do ensino-aprendizagem e pesquisa em Engenharia de Software no Brasil, é importante a reunião de educadores/professores, pesquisadores e estudantes para a troca de suas experiências e conhecimentos.
O Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES) visa a ser um espaço e um momento em que, por meio das publicações, apresentações e discussões das pesquisas e relatos de experiências, possamos como comunidade científica e educacional avançarmos no ensino-aprendizagem em Engenharia de Software, em particular no contexto brasileiro.
O FEES 2016 possui várias motivações e desafios importantes, dentre as quais podemos destacar:
- Quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional de Engenharia de Software na indústria brasileira?
- Como preparar profissionais de Engenharia de Software para um mundo globalizado?
- Como lidar com a rápida evolução tecnológica e como isto afeta as estruturas e os componentes curriculares nos cursos?
- Como efetivamente aliar a prática à teoria na educação de Engenharia de Software?
- Como realizar o processo de ensino de Engenharia de Software que envolva problemas reais, trabalho em equipe e em longo prazo?
- Como ensinar em pequena escala o que só é relevante em grande escala?
COORDENAÇÃO
Marcelo Hideki Yamaguti (PUCRS) - yamaguti@pucrs.br
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (22/9/2016) |
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Abertura – Local: Sala Parque do Japão |
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11:00 - 11:15 |
Abertura |
11:15 - 12:30 |
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Intervalo |
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12:30 - 13:30 |
Almoço |
Sessão Técnica I – Local: Sala Parque do Japão |
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14:30 |
Scrum in Practice: Evaluating an Activity to Support Agile Software Development Learning |
14:50 |
JoVeTest - Jogo da Velha para Auxiliar no Ensino e Estudo de Teste de Software Ana Karoline T. Barbosa (UFAM), Larissa L. E. Neves (UFAM), Arilo C. Dias-Neto (UFAM) |
15:10 |
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15:30 |
Uma Investigação sobre Estilos de Aprendizagem e Hábitos de Estudo de Engenheiros de Software Cesar França (UFRPE), Adson Cunha (UFPE), Dayan Adjarde (CESAR), Fagner Alan (CESAR) |
15:50 |
Ensinando Melhoria de Processos de Software na Prática com a norma ISO/IEC 29110: Um Estudo de Caso Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC), Richard Henrique de Souza (UFSC,Unisul) |
Intervalo |
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16:30 - 17:00 |
Coffee-break |