TRILHAS DE SUBMISSÃO
Esta chamada convida pesquisadores e praticantes a submeter trabalhos originais para a trilha de artigos técnicos e de ideias inovadoras.
- Artigos Técnicos: Esta é a trilha tradicional do SBES, que publica resultados sólidos de pesquisa, com forte contribuição para a comunidade de engenharia de software. Artigos dessa trilha são avaliados com base na sua originalidade, relevância, consistência técnica e clareza de apresentação. Os artigos dessa trilha devem ter, no máximo, 10 páginas (estilo ACM proceedings format), incluindo todas as figuras e referências.
- Ideias Inovadoras: Essa trilha visa publicar trabalhos inovadores, com resultados futuros promissores. Como os artigos dessa trilha se baseiam principalmente em intuição, uma articulação convincente das argumentações é encorajada. Artigos dessa trilha são avaliados com base na sua inovação, relevância, consistência de argumentação e clareza de apresentação. Os artigos dessa trilha devem ter, no máximo, 6 páginas (estilo ACM proceedings format), incluindo todas as figuras e referências.
CATEGORIAS DE ARTIGOS
Todos os autores de artigos técnicos devem informar após o resumo do artigo uma ou mais categorias da lista que segue. As categorias visam guiar os autores na preparação dos seus artigos e estabelecer expectativas consistentes no processo de avaliação.
- Analítico: Um artigo em que a principal contribuição trata de novos algoritmos ou teorias matemáticas. Exemplos incluem uma nova técnica de predição de defeitos, transformação de modelos, algoritmos para análise estática ou dinâmica de código e análise de confiabilidade. A contribuição deve ser avaliada com uma análise convincente dos detalhes do algoritmo, seja via prova, análise de complexidade ou avaliação de execução, dentre outras.
- Experimental (estudos primários): Um artigo em que a principal contribuição é o estudo experimental de uma tecnologia ou fenômeno de engenharia de software. Exemplos incluem experimentos controlados, quasi-experimentos, estudos de caso e pesquisas de opinião com profissionais, apresentando análises qualitativas ou quantitativas dos resultados. A contribuição será julgada em termos do projeto do experimento, consistência da análise e ameaças à validade. Replicações de estudos experimentais são bem-vindas.
- Revisão da literatura (estudos secundários): Um artigo em que a principal contribuição é a síntese de estudos primários. Exemplos incluem revisões sistemáticas e mapeamentos sistemáticos. A contribuição do artigo deve ser obtida com rigor metodológico e fornecer uma ampla cobertura da literatura relevante. Além disso, deve responder a questões de pesquisa relevantes com uma síntese elaborada dos resultados. Artigos que fazem somente análise de metadados (e.g., autores relevantes, densidade de publicações por ano, artigos mais influentes, etc.) não são encorajados.
- Tecnológico: Um artigo em que a principal contribuição é de cunho tecnológico. Exemplos incluem ferramentas inovadoras e linguagens de modelagem. A contribuição do artigo não tem necessariamente que ser avaliada por humanos. Contudo, argumentações claras, apoiadas por evidências quando apropriado, devem demonstrar como e por que a tecnologia é benéfica, seja automatizando uma tarefa do usuário, refinando a sua capacidade de modelagem ou melhorando alguma propriedade chave de sistemas.
- Metodológico: Um artigo em que a principal contribuição é a identificação de princípios e práticas para interpretar ou resolver um problema. Exemplos incluem métodos inovadores de levantamento de requisitos, modelos de processo, métodos de projeto de software, abordagens de desenvolvimento e paradigmas de programação. A contribuição do artigo deve ser apoiada por relatos de experiência que indiquem por que o novo método é necessário e quais são os benefícios providos.
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Os artigos submetidos podem ser escritos em Português ou Inglês. Submissões em Inglês são fortemente encorajadas visto que os anais serão submetidos à ACM Digital Library. Os artigos submetidos ao SBES não devem ser submetidos simultaneamente a qualquer outro fórum (conferência ou periódico), nem já terem sido publicados antes. O aceite do artigo implica que pelo menos um de seus autores se registrará no simpósio para sua apresentação.
Todas as submissões devem ser no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e seguir o formato de conferência de 2 colunas da ACM disponível em http://www.acm.org/publications/article-templates/proceedings-template.html
Artigos devem ser submetidos eletronicamente usando o sistema JEMS da SBC (http://submissoes.sbc.org.br). Todos os artigos técnicos devem informar, depois do resumo, uma ou mais categoria conforme seção de Categorias de Artigos.
Submissões incompatíveis com estas regras de formatação ou que estejam fora do escopo da conferência serão recusadas sem passar pelo processo de avaliação. Os demais artigos serão avaliados por ao menos três membros do comitê de programa. O processo de avaliação inclui um período de réplica, no qual os autores terão acesso aos pareceres e questionamentos e poderão argumentar e responder às dúvidas dos avaliadores antes da decisão final de aceitação/rejeição. A réplica é limitada a um texto simples com no máximo 4000 caracteres.