VIII Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2015)
Evento integrante do XXIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2015)
Belo Horizonte - MG, Brasil
A educação em Engenharia de Software que tradicionalmente ocorre em cursos de ciência e engenharia de computação tem se expandido para cursos tecnológicos, bacharelados em Engenharia de Software, residências, mestrados profissionais e treinamentos corporativos. Todas essas diferentes formas de processos educativos requerem orientações provenientes tanto da academia quanto da indústria e tem sido apoiada e alavancada por esforços de diversas instituições e sociedades educacionais e científicas da área da computação. O Software Engineering Curriculum Guidelines SE2004 ,(http://sites.computer.org/ccse/), da ACM e IEEE surgiu a partir de um desses esforços e fornece orientação às instituições acadêmicas de como constituir o ensino-aprendizagem de Engenharia de Software, em termos de graduação, por exemplo. O SWEBOK é um outro exemplo da IEEE Computer Society que visa descreve o conhecimento amplamente aceito sobre engenharia de software.
No Brasil, nos últimos anos, foram criados alguns bacharelados em Engenharia de Software. Com esse cenário de expansão e avanços do ensino-aprendizagem e pesquisa em Engenharia de Software no Brasil, temos que reunir educadores/professores, pesquisadores e estudantes para trocarem suas experiências e conhecimentos.
O Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES) visa ser um espaço e um momento em que, através das publicações, apresentações e painéis das nossas pesquisas e relatos de experiências, podemos como comunidade científica e educacional, avançarmos no ensino-aprendizagem em Engenharia de Software, em particular no contexto brasileiro.
O FEES 2015 possui várias motivações e desafios importantes, dentre as quais podemos destacar:
- Quais são as diretrizes curriculares para os Bacharelados em Engenharia de Software?
- Qual o perfil do profissional de software na indústria brasileira?
- Como formar profissionais para um mundo globalizado?
- Como lidar com a rápida evolução tecnológica nos cursos e como isto afeta as estruturas e os componentes curriculares?
- Como introduzir no contexto do ensino em computação e engenharia de software os paradigmas de “design thinking”, “engineering thinking e “system thinking”?
- Como realizar práticas que envolvem trabalhos em times e em longo prazo?
- Como ensinar em pequena escala o que só é relevante em grande escala?
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 24/09 |
|
11:00-12:30 – Keynote Speaker |
|
11:00 |
Abertura |
11:10 |
Teaching Practical Software Engineering in the 21st Century - Armando Fox (University of California at Berkeley, USA)
|
14:30-16:30 – Sessão Técnica I |
|
14:30 |
Desafios do desenvolvimento de atividades práticas de Engenharia de Software em grupo em cursos a distância Marcelo Barbosa (PUC Minas - Brazil), Maria Augusta Vieira Nelson (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brazil) |
14:50 |
Análise da Relevância dos Tópicos e da Efetividade das Abordagens para o Ensino de Engenharia de Software: Resultados de um Survey com Professores e Alunos Carlos Portela (Universidade Federal de Pernambuco - Brazil), Alexandre Vasconcelos (Universidade Federal de Pernambuco - Brazil), Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará - Brazil) |
15:10 |
A Brief Experience Report on Teaching Software Methods in a Software Engineering Undergraduate Course Valdemar Neto (Universidade Federal de Goiás - Brazil), Wylker Moreno (Universidade Federal de Goiás - Brazil), Vinícius Sebba Patto (Universidade Federal de Goiás - Brazil), Edmundo Spoto (UFG - Universidade Federal de Goias - Brazil), Juliano Lopes de Oliveira (Universidade Federal de Goiás - Brazil) |
15:20 |
(Re)Evaluating the Influence of Contextualized Examples in Teaching an Introductory Software Engineering Course in Brazil Arilo Dias Neto (UFAM - Brazil), Rasha Osman (Imperial College London - Great Britain) |
15:30 |
Painel: Engenharia de Software: Projetos de Interação com a Comunidade Painelista: Itana Gimenes (UEM) |
Sexta-feira, 25/09 |
|
11:00-12:30 – Sessão Técnica II |
|
11:00 |
A metodologia scrum como mobilizadora da prática pedagógica: um olhar sobre a engenharia de software Fabio Rocha (UNIT - Brazil), Rosimeri Sabino (UFS - Brazil), Ronald Acipreste (Senac - Brazil) |
11:20 |
Does Online Content Support UML Learning? An Empirical Study Adriano Lages dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil), Gustavo Vale (Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil), Eduardo Figueiredo (Federal University of Minas Gerais (UFMG) - Brazil) |
11:40 |
Card Project Pro - A Serious Card Game to Motivate Project Management Willian Rodrigues (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Windson Viana de Carvalho (Universidade Federal do Ceará - UFC - Brazil), Jackson de Souza (Centro Univeristário Luterano de Palmas - Brazil), Luis Fernando M S Silva (Instituto Federal do Maranhão - Brazil), Fernando Trinta (UFC - Brazil) |
12:00 |
Uma Metodologia para o Ensino Teórico e Prático da Engenharia de Software Rossana Andrade (Universidade Federal do Ceará - UFC - Brazil), Ismayle Sousa Santos (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Italo Araújo (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Rainara Carvalho (Universidade Federal do Ceará - Brazil) |
12:20 |
Aplicação de Design Thinking em Disciplinas de Oficina de Desenvolvimento de Sistemas Emanuel Coutinho (Universidade Federal do Ceará (UFC) - Brazil), George Gomes (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Antonio Melo (Universidade Federal do Ceará - Brazil) |
14:30-16:00 – Grupo de Trabalho I |
|
14:30 |
Curso de Engenharia de Software: Refinamentos de Competências Coordenadores: Daltro Nunes (UFRGS) e Marcelo Yamaguti (PUC-RS) |
16:30-18:30 – Grupo de Trabalho II |
|
16:30 |
Curso de Engenharia de Software: Refinamentos de Competências Coordenadores: Daltro Nunes (UFRGS) e Marcelo Yamaguti (PUC-RS) |
Chamada de Trabalhos
Convidamos a todos (professores, pesquisadores e estudantes) a enviarem seus trabalhos como artigos técnicos (completos ou curtos).
Os tópicos de interesse do FEES 2015 incluem, mas não estão limitados a:
- Conhecimento, competências e habilidades profissionais em Engenharia de Software
- Engenharia de Software nos currículos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Licenciatura de computação, Tecnologia da Informação e outros
- Componentes curriculares nos Bacharelados em Engenharia de Software
- Integração de experiência prática na educação de Engenharia de Software
- Treinamento corporativo em Engenharia de Software
- Colaboração entre a indústria de software e a academia
- Ensino de métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento de software
- Ferramentas, simuladores e jogos para apoiar o ensino de Engenharia de Software
- Experiências de ensino-aprendizado
- Comportamento e motivação de alunos
- Aprendizagem de Engenharia de Software num mundo globalizado
- Programas de Certificação
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO:
Os artigos submetidos podem ser escritos em Português ou Inglês. Trabalhos em Inglês são fortemente encorajados para a evolução no contexto internacional, de acordo com as contribuições obtidas no FEES. O limite de páginas, incluindo todas as figuras e referências, dependem do tipo de artigo.
Os "artigos completos" devem conter no máximo 12 páginas, apresentando os resultados e as conclusões, de acordo com os métodos de pesquisa estabelecidos. Contribuições submetidas à esta categoria de artigos devem ter rigor científico e estar em um estágio avançado.
Os “artigos curtos” devem conter no máximo 6 páginas, contendo contribuições relevantes e que promovem discussões, entretanto não precisam ser pesquisa completa e podem estar em estágios inicias. Resultados apresentados ainda necessitam de uma avaliação adequada. Encorajam-se nesta categoria de artigo os relatos de experiência, nos quais fatos ou experimentos em ambientes de ensino-aprendizagem são reportados.
Todas as submissões devem ser no formato Portable Document Format (PDF) e seguir o formato de conferência da SBC disponível no SBC. Os artigos/trabalhos devem ser submetidos eletronicamente usando o sistema JEMS da SBC.
PROCESSO DE REVISÃO
Todos os serão avaliados por pelo menos três membros do comitê de programa no que se refere a: originalidade, relevância, consistência técnica, clareza e apresentação.
O aceite do artigo implica que pelo menos um de seus autores se registrará na CBSoft para sua apresentação no FEES.
DATAS IMPORTANTES
Submissão de Artigos: 29/06/2015 03/07/2015 (23:55 no horário de Brasília)
Notificação de Autores: 23/07/2015
Versão Final do Artigo: 04/08/2015
OUTRAS INFORMAÇÕES
Na programação do FEES 2015, além das apresentações dos trabalhos, conforme esta chamada, haverá uma seção que apresentará os refinamentos de habilidades e competências dos egressos dos cursos de engenharia de softwares, coordenada pelo Prof. Daltro Nunes (UFRGS), que foram elaborados no FEES 2013 e FEES 2014, além do envolvimento de grupos de trabalho. Esta será a última oportunidade para eventuais ajustes nos refinamentos.
Além disso, haverá um painel onde iremos discutir propostas e ideias de projetos de interação com a comunidade no contexto de Engenharia de Software. Visa-se ter como participantes deste painel, além de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação para que estes tragam a visão sob a perspectiva do aluno.
COORDENAÇÃO
Ingrid Nunes (UFRGS) - ingridnunes@inf.ufrgs.br
Jair Leite (UFRN) - jair@dimap.ufrn.br
COMITÊ DE PROGRAMA
Ana Paula Terra (PUC-RS)
Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ)
Christina Chavez (UFBA)
Claudia Werner (COPPE/UFRJ)
Daltro Nunes (UFRGS)
Edmundo Spoto, UFG
Eduardo Almeida (UFBA)
Eduardo Figueiredo (UFMG)
Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)
Francisco Dantas (UERN)
Heitor Costa (UFLA)
Leila Ribeiro (UFRGS)
Marcelo Yamaguti (PUC-RS)
Marcelo Pimenta (UFRGS)
Marcelo Werneck (PUC-Minas)
Marco Aurélio Graciotto, UFTPR
Marco A. Wehrmeister, UFTPR
Maurício Aniche (USP)
Milene Serrano (UnB)
Paulo Meirelles (UnB)
Rafael Prikladnicki (PUCRS)
Regina Braga (UFJF)
Rodolfo Resende (UFMG)
Rodrigo Quites Reis (UFPA)
Sandro Andrade (IFBA)
Simone Barbosa (PUC-Rio)
Tayana Conte (UFAM)
Thais Batista (UFRN)
Thiago Souto Mendes (IFBA/UFBA)
Uirá Kulesza (UFRN)
Valter Camargo (UFSCar)
Vera Werneck (UERJ)