Projeto Borboleta
O projeto Borboleta foi concluído. Nossas pesquisas na área prosseguem no âmbito do Projeto Maritaca financiado pela FINEP e coordenado pelo Prof. Arlindo Flávio Conceição (UNIFESP) e com a participação da empresa startup Infomobile. Para maiores informações, contacte diretamente a equipe do Maritaca na UNIFESP ou na Infomobile.
Um Sistema de Software Livre para Suporte a Atendimento Domiciliar de Saúde
Um dos fatores de maior impacto na qualidade de vida das pessoas é o acesso a serviços de Saúde de qualidade. Apesar do Brasil possuir um sistema de saúde pública bem estruturado, o SUS, o país claramente não tem conseguido alocar recursos humanos e financeiros suficientes para oferecer um serviço ágil e eficiente para os seus 140 milhões de usuários. Em particular, os programas de atendimento domiciliar (Programa Saúde da Família e Programa de Atendimento Domiciliar) têm se mostrado ferramentas eficazes de saúde pública na medida em que conseguem, a um custo relativamente muito baixo, melhorar significativamente a saúde das populações atendidas. No entanto, em suas versões atuais, não há nenhum suporte de Tecnologia da Informação que apoie o trabalho dos profissionais de saúde no âmbito destes programas de atendimento domiciliar, forçando-os a trabalhar com papel e lápis.
O objetivo do Projeto Borboleta é investigar ferramentas e metodologias inovadoras em TI para dar suporte a programas de atendimento domiciliar em saúde pública; utilizando-se de ferramentas avançadas de Computação Móvel para contribuir com a melhoria dos serviços de saúde prestados à população de baixa renda.
Por que "Borboleta"?
O sistema Borboleta é uma iniciativa de sofware aberto do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IME/USP. Os projetos incubados no CCSL fazem parte da ARCA, o grupo de interesse em software livre do IME. Os sitemas criados pelos membros da ARCA recebem o nome de bichos em homenagem à arca de Noé. Como o Borboleta é um sistema móvel que "voa" graciosamente de casa em casa levando carinho, saúde e felicidade aos moradores, optamos por utilizar a borboleta como o bicho símbolo deste sistema.
Pesquisa e Desenvolvimento
O projeto Borboleta é desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação do IME/USP com a colaboração do Centro de Saúde Escola do Butantã da Faculdade de Medicina da USP e com o Departamento de Ciência e Tecnologia da UNIFESP de São José dos Campos. O projeto é financiado por um auxílio à pesquisa concedido pela FAPESP e Microsoft Research.
Artigo com descrição geral do projeto
Borboleta: A Mobile Telehealth System for Primary Homecare. Rafael Correia, Fabio Kon, Rubens Kon. In Proceedings of the 23rd ACM Symposium on Applied Computing. pp. 1343-1347. March 2008.