Painel de Opinião Popular - POP: mudanças entre as edições

De CCSL
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '== Descrição == O projeto a ser desenvolvido é uma multiplataforma de participação social. A metodologia empregada foi testada em 2010 nos bairros do Jardim Ângela, Ca...')
 
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 18: Linha 18:
== Clientes ==
== Clientes ==


* [INDX design painerlpopular.org.br]
* [http://painerlpopular.org.br INDX design]
* [Escola de Governo http://www.escoladegoverno.org.br/]
* [http://www.escoladegoverno.org.br/ Escola de Governo]
 
== Informações gerais do time ==
 
* [https://github.com/POP-LAB-XP/ Código fonte]
** [http://mezuro.org/en/projects/60/repositories/103 Qualidade de Código]
* '''Lista de discussão''': https://groups.google.com/forum/#!forum/pop-lab-xp-2015
* [https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ce9GhY8rmOPv5FLPaL7hAhXnEWqXlsWzsPDBS430-ww/edit?usp=sharing Planilha de Presença]
* Horas extras (junto da planilha de presença)

Edição atual tal como às 11h20min de 30 de maio de 2015

Descrição

O projeto a ser desenvolvido é uma multiplataforma de participação social.

A metodologia empregada foi testada em 2010 nos bairros do Jardim Ângela, Capão Redondo e Vila do Sol, na zona sul da cidade de São Paulo, e presentada em janeiro de 2013 em um painel da ODTA - Open Development Technology Alliance, no Banco Mundial em Washington.

O trabalho de programação consiste na modelagem e implementação piloto de um sistema de construção de agendas cidadãs, emergentes e escaláveis. A partir de algumas regras de negócio preliminarmente programadas, desenvolveremos as utilidades de (i) Perfil; (ii) Extração automática de relatórios (BI); (iii) Interface SMS, web e OCR; (iv) Publicação automática web, e (v) Mapa interativo. Ao final do processo deveremos ter um piloto operacional para teste.

Motivação

No quadro da crescente urbanização populações de baixa renda possuem quase nenhum reconhecimento social e são dependentes da ação do Estado para o acesso a serviços de primeira necessidade. Esse quadro é ainda agravado pelo fato do processo democrático brasileiro só chegar ao cidadão durante os períodos eleitorais.

Fora desses períodos, a condição de desigualdade política e econômica dificulta o acesso das classes menos favorecidas à mecanismos de manifestação de seus interesses. Isso dificulta a construção de um pensar conjunto, onde a razão comum seja uma força dominante e democrática.

Para mitigar este fato, o presente projeto propõe o empoderamento do cidadão pela constituição de um canal de comunicação social entre a população e o interesse público e, para que isso seja possível, propõe o desenvolvimento da tecnologia descrita acima.

Clientes

Informações gerais do time