Follow us Follow us Rss Feed
login

Aplicação de práticas de usabilidade ágil em software livre

English

SANTOS, A. P. O. Aplicação de práticas de usabilidade ágil em software livre. 2012. 131 p. Dissertação (Mestrado) -
Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

 

Esta dissertação de mestrado fez parte do projeto Qualipso (Quality Platform for Open Source Software) que teve como principal objetivo melhorar a confiabilidade de sistemas de software livre. Nesse contexto, o enfoque desta pesquisa é um dos atributos de qualidade de software: usabilidade. As práticas de usabilidade no desenvolvimento de software livre, são aplicadas na maioria das vezes, em projetos patrocinados por grandes empresas ou que possuam especialistas em usabilidade como membros da equipe. Mas, em projetos menores da comunidade, compostos geralmente por desenvolvedores, raramente ela é considerada. Porém, a usabilidade é um atributo fundamental para a qualidade durante o uso de um sistema.

Com base em valores compartilhados entre as comunidades de métodos ágeis e de software livre, esta dissertação propõe a adaptação de práticas de usabilidade no contexto de métodos ágeis para o contexto de comunidades de software livre. Por meio de pesquisa bibliográfica, levantamos as principais práticas de usabilidade tanto no âmbito de métodos ágeis, quanto no âmbito de software livre, e as classificamos de acordo com as fases do Design Centrado em Usuário, descrevendo cada uma com o formato nome-contexto-problema-solução-exemplos. As práticas foram exploradas em projetos de software livre, o que possibilitou maior entendimento de problemas enfrentados em contextos reais. Essa experiência resultou na proposta de adaptação de práticas de usabilidade ágil no contexto de comunidades de software livre. Dessa forma, descrevemos a realização de uma pesquisa-ação no projeto Arquigrafia-Brasil, um estudo de caso no projeto Mezuro e a aplicação de práticas de usabilidade em quatro projetos do Centro de Competência em Software Livre do IME-USP.

Palavras-chave: usabilidade, design centrado em usuário, DCU, experiência do usuário, UX, software livre, métodos ágeis, usabilidade ágil, DCU ágil, teste de aceitação, melhores práticas, padrão de uso.

 

Mais informações podem ser encontradas em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-22082012-154721/


Publicações

  • ROZESTRATEN, A. S.; MARTINEZ, M. L.; GEROSA, M. A.; KON, F.; SANTOS, A. P. O.. Estudos Iconográficos da Arquitetura Brasileira na Web 2.0. In: Seminário Nacional Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais (ARQ.DOC'2010), 2010, Salvador. Anais do Seminário Nacional Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais, 2010.
  • BERTHOLDO, A. P. O. ; da SILVA, T. S. ; MELO, C. O. ; KON, F. ; SILVEIRA, M. S. . Agile Usability Patterns for UCD early stages. In: 16th International Conference on Human-Computer Interaction, 2014, Creta. Proceedings of the International Conference on Human-Computer Interaction (HCII'2014), 2014.


Contato

Entre em contato pelo e-mail: ana@ime.usp.br