Follow us Follow us Rss Feed
login

Uma introdução à linguagem Scala

Início: segunda-feira, 08/12/2008 - Fim: segunda-feira, 08/12/2008
08/12/2008 - 00:00
Etc/GMT-3

Título: Uma introdução à linguagem Scala
Autor: Filipe Ferraz Salgado (Master Student)
Data: 08/12/2008
Resumo:

Scala foi criada a partir de duas premissas básicas. A primeira premissa é que uma linguagem de programação precisa ser escalável, no sentido de que os conceitos da linguagem são adequados tanto para descrever componentes pequenos como para descrever componentes grandes. A segunda premissa é que a escalabilidade pode ser alcançada por uma linguagem que unifica e generaliza os conceitos de programação orientada a objetos e de programação funcional.

Os projetistas de Scala optaram por criar uma linguagem menos complexa e deixar que os usuários da linguagem possam estendê-la de acordo com suas necessidades através de bibliotecas. Uma das bibliotecas disponíveis é a de atores, baseada nos atores de Erlang. Os atores se comunicam através de troca de mensagens assíncronas. Essa forma de comunicação é uma alternativa ao uso de memória compartilhada, que requer travas para controle do acesso concorrente dos processos aos dados compartilhados.

O paradigma de troca de mensagens tem ganhado mais espaço devido à perspectiva de crescimento do número de núcleos disponíveis nos processadores. Além disso, buscando facilitar a adoção da linguagem, os criadores de Scala fizeram com que ela fosse interoperável com Java (e estão trabalhando para que seja com .NET). Neste seminário serão apresentadas as características de Scala, as abstrações que facilitam a criação de componentes através de bibliotecas e também a biblioteca de atores em Scala. Durante a apresentação também poderemos ver um pouco da sintaxe através dos exemplos mostrados.