Métodos ágeis e software livre: um estudo da relação entre estas duas comunidades

Hugo Corbucci, Alfredo Goldman (orientador)
Dissertação apresentada ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciências. Março,2011.

A relação entre métodos ágeis e software livre não é clara. A princípio, os dois assuntos não parecem ter nenhuma relação já que tratam de conceitos diferentes: uma família de metodologias de desenvolvimento de software e uma forma de licenciar código fonte de um projeto. No entanto, as pessoas envolvidas nos dois movimentos formam comunidades cujo recente sucesso tem surpreendido a indústria de software. Observando com um pouco mais de cuidado, percebe-se que as comunidades compartilham diversas práticas e, aparentemente, as motivações para aplicar tais práticas são semelhantes. Esse trabalho estuda essa relação mais a fundo e apresenta semelhanças e diferenças entre as duas comunidades. A partir disso, espera-se facilitar a identificação das soluções de cada comunidade e contribuir com sugestões de ferramentas e processos de desenvolvimento em ambos ambientes. Em especial, para equipes que queiram desenvolver projetos livres de qualidade, o trabalho apresenta uma análise da Programação Extrema, do ponto de vista de um modelo de maturidade para ambientes de software livre, o Modelo de Maturidade Aberto (OMM) do projeto QualiPSo. Essa análise deve permitir uma adequação a alguns requisitos básicos de qualidade mantendo características e formas de trabalho comuns às comunidades livres.