Não sabe o que é Hardware Livre? Venha descobrir no CCSL!

O Hardware Livre apresenta-se como um meio de distribuição de projetos de hardware de forma aberta assim como o movimento Software Livre trabalha com programas e códigos. O termo expressa que o projeto de hardware é aberto, logo pode ser replicado, sendo possível encontrar disponível desde o design do circuito aos drivers para comunicação com o mesmo. Um grande exemplo deste tipo de tecnologia é o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica que faz uso de um microcontrolador disposto para facilitar a interação de objetos e ambientes.

Local: Auditório do CCSL
Data: todas as quintas-feiras
Horário: das 13 às 16hs

O Arduino é uma opção interessante para pessoas que desejam realizar projetos com hardware livre pelo fato de ter diversas ferramentas livres disponíveis na internet, além de muitos exemplos de projetos com códigos e esquemas simples de serem realizados. Uma outra característica importante diz respeito ao fato de ele oferecer pouco risco no seu uso, o que garante sua utilização até por crianças. Utilizando-se apenas de conhecimentos básicos de eletrônica, é possível desenvolver projetos de automação caseira, monitoramento à distância, entre outras ideias.

Visando promover estudos ligados à área de hardware livre, foi criado um grupo no CCSL para práticas com o Arduino. O nosso objetivo é além de inicialmente dominar a tecnologia envolvida com este tipo de dispositivo, conduzir pesquisas originais com hardware livre em geral. As primeiras aplicações em pesquisa já foram exploradas em um mestrado recém concluído e atualmente estão sendo estudadas formas de usar o Arduino para Computação Móvel em um doutoramento. Nosso intuito é aumentar o leque de aplicações do hardware aberto em pesquisa.

Com encontros semanais desde o final de 2013, o grupo já realizou reuniões didáticas com aulas envolvendo conceitos básicos voltados tanto à parte de eletrônica quanto de programação. Atualmente, estamos organizando um ciclo de aulas semestrais, para que novos integrantes tenham a possibilidade de integrar-se de forma mais tranquila ao grupo. Além disso, são realizadas reuniões nas quais desenvolvem-se experimentos simples analisando desde o conceito à prototipação para mostrar quão simples pode ser o uso de hardware livre.

O grupo já apresenta mais de 10 integrantes ativos, tem comunidade no STOA (http://social.stoa.usp.br/arduinousp/) com fotos dos encontros, comunidade no facebook, e vários vídeos no YouTube relacionados aos projetos já realizados no grupo:
Floppy Musical: http://www.youtube.com/watch?v=GGGH7ax4IUQ
Genius (Jogo): http://www.youtube.com/watch?v=ZQzKy9sIn_s
Projeção com Leds / Floppy: http://www.youtube.com/watch?v=P51u7zht_-o

Vários outros experimentos já foram realizados no grupo, como por exemplo a criação de um Theremin utilizando fotoresistores (LDR) e sensores ultrasônicos (HC-SR04), vários experimentos com LEDs, e alguns testes com a nova plataforma Intel Galileo. Entre as possibilidades futuras temos projetos maiores como uma impressora 3d (projeto RedRap), efeitos sonoros para instrumentos musicais (projeto pedalSHIELD), projeções mais sofisticadas com LEDs e motor (projeto POV Clock), robôs controlados por ZigBee (projeto Wireless Robot), entre outros. O grupo tem espaço aberto para novos experimentos, de modo que qualquer integrante pode propor algo a ser feito durante as reuniões.

Quem tiver interesse em participar, basta aparecer nas reuniões que será bem recebido. Durante o mês de março teremos o ciclo de seminários abertos deste semestre sendo realizados das 13h às 14h durante a reunião do grupo.
Em caso de dúvidas, apareça em algum dos encontros ou envie e-mail para o grupo harduime@googlegroups.com.