Encontro na USP discute tendências em ciência aberta e forma grupo de trabalho nacional nos dias 7 e 8 de junho

Pesquisadores de várias universidades brasileiras discutirão nos dias 7 e 8 de junho em São Paulo inovações na prática científica que aumentam as possibilidades de participação pública na produção, acesso e difusão de conhecimento.

Data: 7 de junho (Encontro) e 8 de junho (Workshop)
Horário: das 10h às 18h40
Local do Encontro: Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USPa (Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo)
Local do Workshop:
Casa Nexo Cultural (Rua Backer, 473, Cambuci)

As sessões do encontro organizam-se nos seguintes eixos:

• Acesso aberto e revisão de publicações científicas
  • Dados científicos abertos
  • Ferramentas científicas abertas
  • Educação e recursos educacionais abertos
  • Ciência cidadã
  • Wikipesquisas

Cada eixo será orientado por pesquisadores com experiência em aplicá-lo ao seu trabalho, que farão breves apresentações seguidas de debate entre todos os presentes.

Já estarão representadas iniciativas da UFMG, UFRGS, UnB, UNESP, UNICAMP, UNIFESP e USP. E há abertura para relatos de outras experiências, com subsídios para transporte no país – para mais informações, escreva para o facilitador do grupo, Dr. Alexandre Hannud Abdo (FMUSP).

O evento também consolidará a formação de um grupo de trabalho nacional em Ciência Aberta, que conta com o apoio inicial de diversas organizações e grupos de pesquisa nacionais e internacionais, como a Wikimedia Foundation, a Open Knowledge Foundation (Brasil e global), a Public Library of Science (PLOS) e outros como SPARC e IDRC.

Como parte das atividades do grupo de trabalho, no dia 8 de junho haverá um workshop para pesquisadores ingressantes e integrantes, a fim de promover maior familiaridade e experiência com práticas representativas das tendências discutidas no dia anterior.

Interessados no encontro e no grupo de trabalho podem obter mais informações em:http://www.cienciaaberta.net/
Saiba mais em: http://br.okfn.org/2013/05/24/encontro-na-usp-discute-tendencias-em-ciencia-aberta-e-forma-grupo-de-trabalho-nacional-em-7-e-8-de-junho/