Sistemas Operacionais no Software Freedom Day

Por ocasião do Software Freedom Day, evento internacional da comunidade de software livre, o CCSL em parceria com a Sun Microsystems e a Locaweb realizará uma tarde de sistemas operacionais livres nesta sexta-feira com duas palestras muito interessantes: sobre o Linux-Libre e sobre o OpenSolaris.

Local: IME-USP Sala B-144
Data: sexta-feira, 25/09/09

Título: O projeto Linux-libre
Palestrante: Alexandre Oliva
Horário: 15h00

Resumo: Linux-libre é um projeto que visa manter e publicar as distribuições de Linux 100% livres, removendo software que é incluído sem código-fonte, com ofuscação ou código-fonte obscuro, sob licenças de software não-livres e que induza ou requeira a instalação de software adicional não-livre.

Título: O projeto OpenSolaris
Palestrante: Alexandre Borges
Horário: 16h30

Resumo: O projeto OpenSolaris é um projeto código-aberto patrocinado pela Sun Microsystems, Inc e é inicialmente baseado em um subconjunto do código-fonte do Sistema Operacional Solaris. É um nexo para um esforço de desenvolvimento comunitário onde desenvolvedores da Sun e de outros lugares podem colaborar no desenvolvimento e melhoria de tecnologia de sistemas operacionais. O código-fonte do OpenSolaris encontrará uma variedade de utilidades, incluindo ser a base para futuras versões do Solaris, projetos de outros sistemas operacionais, produtos de terceiros e outras distribuições. Após a palestra haverá sorteio de brindes do OpenSolaris!

Sobre os palestrantes:

Alexandre Oliva é divulgador de software livre, membro do conselho administrativo da Free Software Foundation Latin America (FSFLA), desenvolvedor GNU e engenheiro de compilação da RedHat atuante no gcc.

Alexandre Borges é Especialista Sênior em Solaris, OpenSolaris e Linux. Trabalha com desenvolvimento, segurança, administração e desempenho desses sistemas operacionais, atuando como instrutor e consultor. É pesquisador de novas tecnologias e assuntos relacionados ao kernel.