CCSL na Campus Party

Campus Party BR 2009 Contando com a presença de cerca de 20 alunos da graduação e da pós além de professores, o CCSL deixou sua marca no maior evento da Internet na América Latina, a Campus Party. Os membros que participaram do evento ofereceram desde palestras em áreas como desenvolvimento e software livre até um curso a respeito de grades computacionais. O ponto alto de nossa participação foi a mobilização de grades, coordenado pelo professor Wagner Meira da UFMG, que junto com o professor Fabio Kon do IME/USP, conduziram uma palestra no palanque principal, convidando todos os presentes a cederem o seu poder computacional para processamento de proteínas no projeto Folding@home.

 

InteGrade no Campus Party Brasil 2009

Foi uma participação muito sutil, para não dizer pequena, ter o InteGrade funcionando em apenas 10 das quase 4 mil máquinas do Campus Party. No entanto, entre nós, o sentimento unânime sobre a importância desta experiência e da gratidão por ela prevaleceu. Concebido para alavancar o poder ocioso dos computadores, o middleware enfrentou vários desafios. Foi o que aconteceu durante a segunda edição do Campus Party brasileiro, onde usamos a rede como plataforma e exemplo para um curso de 12 horas sobre Grid Computing, dado pelos membros da equipe Integrade. O objetivo foi explicar os principais conceitos deste tema em particular, incluindo a forma de desenvolver, implantar e testar aplicações em paralelo/distribuídas em uma grade real.
Prof. Fabio Kon (IME/USP) e Prof. Wagner Meira (UFMG) deram duas palestras sobre Grid Computing em geral. O primeiro na arena do Software Livre, orientados para desenvolvedores interessados em software livre e open source, e a segunda na principal arena do Campus Party, para o público em geral.

No dia seguinte, começaram os cursos. Cerca de 30 pessoas assistiram a introdução de Grids Computacionais e Cloud Computing dada pelo Prof. Rafael Camargo (UFABC). Após esta introdução, os participantes foram convidados a juntarem-se aos desenvolvedores do InteGrade para instalar o middleware em suas próprias máquinas. Para quem utiliza Linux, a instalação foi realizada com o ig-deployer, mas, como é uma versão beta, ele falhou em alguns casos em que a instalação manual foi realizada em seguida. Em outras plataformas, oferecemos uma máquina virtual através do Virtual Box, contendo o InteGrade instalado em Ubuntu 8.10. Vários participantes tentaram instalar o InteGrade e a maioria que o fez foi bem sucedida. Alguns deles chegaram no outro dia, quando Fabrício Sousa deu sua palestra sobre o arcabouço MPI e lançou um desafio baseado no Jogo da Vida (Game of Life). O plano era que os participantes desenvolvessem uma simples simulação do Jogo da Vida utilizando a tecnologia MPI e executassem seus programas sobre a grade. Infelizmente, parece que os participantes da Campus Party estavam ocupados demais com as dezenas de palestras e atividades que aconteciam 24 horas por dia e não estavam muito interessados em gastar algumas horas para resolver o nosso desafio. Mas a equipe do InteGrade não falhou :) e o Jogo da Vida em paralelo que nós desenvolvemos pode ser encontrado aqui. O progresso do jogo da vida pode ser acompanhado através deste vídeo. A imagem original e a gerada podem ser vistas abaixo (redimensionadas em 25%).

Apesar dos êxitos e fracassos, nossa experiência na Campus Party foi muito esclarecedora em relação aos desafios do InteGrade para o futuro. Durante estes dias ficamos contentes em ver os méritos da grade e algumas falhas, também. Foi a primeira vez em que o ig-deployer foi utilizado em uma situação real e, mesmo com alguns bugs notados, prevaleceram as boas funcionalidades. As observações sobre o comportamento do grid foram muito importantes e irão direcionar trabalhos futuros. Mas os ganhos não foram apenas técnicos, mas também pessoal. Nossos graduandos, formados e professores deixaram a Campus Party levando com eles várias lições aprendidas, e ansiosos para terem uma rede em produção como essa, mais uma vez.

Imagem original
Imagem original

Imagem Processada
Imagem após algumas iterações