Filtrar por tipo

Cursos e mini-cursos.

Palestras que ocorrem no CCSL e no IME.

Palestras que apresentamos fora do CCSL e do IME.

Eventos envolvendo várias palestras, reuniões etc.

Filtrar por mídia incluída

Pensando e Desenhando o Futuro das Cidades: o trabalho do MIT Senseable City Lab

Palestras

A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo. Que o futuro das cidades será permeado por tecnologias de informação, robôs, e inteligência artificial, é um fato. Como ele será, nos resta criar. Isto é o que explora o Senseable City Lab, do Massachusetts Institute of Technology. Fábio Duarte, Research Scientist no MIT e professor da PUCPR, apresentará o trabalho do MIT Senseable City Lab, onde lidera pesquisa sobre cidades e tecnologias.

Palestrante: Fábio Duarte (MIT-SCL/ PUCPR-PPGTU)

Local: auditório Jacy Monteiro - IME/USP

26/jun (2019), 14:00

Integração Contínua com o Kernel Linux

Palestras

O conceito de Integração Contínua, CI em inglês, tem se espalhado em diversos projetos de software através de Travis, CircleCI, Jenkins, entre outros. Normalmente a integração acontece a nível de aplicação, onde são instalados pacotes e programas para garantir que a aplicação final esteja sendo construída corretamente. Quando a integração envolve também o sistema operacional e softwares especializados para sistemas embarcados, a complexidade muda de foco.
Essa palestra cobre como a integração contínua de baixo nível acontece na infraestrutura da Linaro e porque ela é importante.

Local: IME/USP - Auditório do CCSL

Organização: FLUSP - FLOSS@USP - Grupo de Extensão do IME/USP)

26/abr (2019), 14:00 - 26/abr (2019), 16:00

Como se tornar um engenheiro de sistemas open source?

Palestras

Dando continuidade ao ciclo de palestras feitas por profissionais que trabalham diariamente com software livre, receberemos nessa semana o engenheiro da Collabora Lucas Kanashiro. Para quem não conhece, a Collabora é uma grande empresa que tem como carro chefe produtos open source.

Onde: IME/USP - Auditório do CCSL

08/mar (2019), 14:00 - 08/mar (2019), 15:00

Improvement Through Writers' Workshop

Slides

Na terça, 21 de Novembro de 2017, no Auditório do CCSL, tivemos uma palestra curta bem interessante do convidado internacional Joe Yoder (the Refactory) sobre metodologias para conduzir uma oficina de escrita (Writers' Workshop) e obter feedback de qualidade para melhorar a qualidade de artigos. A metodologia é focada inicialmente em padrões de software mas pode também ser aplicada para qualquer tipo de artigo científico (ou não). Na verdade, a técnica surgiu inicialmente com poetas.

Veja como funciona o método e depois aplique no seu grupo de pesquisa!

20/nov (2017), 22:00

Joe Yoder fala sobre métodos ágeis e qualidade no IME

Slides

No próximo  dia 20 de maio, o IME/USP recebe mais uma vez o palestrante Joe Yoder. desta vez para uma apresentação (em inglês) sobre as mudanças necessárias nos processos de gestão de qualidade em times ágeis. Não perca!

Título: QA to AQ: Being Agile at Quality

Local: Auditório Jacy Monteiro - bloco B do IME/USP

20/mai (2016), 12:00 - 20/mai (2016), 14:00

Escola Alef Paraisópolis visita o CCSL

Fotos

No dia 17/11/2015, o CCSL recebeu uma visita de 67 alunos do ensino médio da Escola Alef Paraisópolis. Além de conhecer a USP, os alunos tiveram a oportunidade de receber palestras sobre História da Ciência da Computação, o impacto da Computação na sociedade moderna, as profissões e cursos de TI proferidas pelo Prof. Fabio Kon.

Nelson Lago, Gerente Técnico do CCSL, proferiu uma palestra sobre Cultura Livre e Software Livre, tendo apresentado também um filme sobre Creative Commons.

17/nov (2015), 14:00 - 17/nov (2015), 16:00

Palestra - Twenty years of Design Patterns

Lectures

"Design Patterns", by Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, and John Vlissides, was released in October, 1994. It has continued to sell for 20 years and has had a big impact. Twenty years after it came out, some of the patterns continue to be important, some less important. New patterns have arisen that have displaced some of the older patterns. There are common ways that the patterns are misused.

13/nov (2014), 12:00 - 13/nov (2014), 14:00

Slides

O CCSL convida para mais uma palestra da série de empreendedorismo digital.

Título: "O Ecossistema de Startups de Software de Israel e o que podemos aprender com ele"
Palestrante: Prof. Fabio Kon (IME/USP)
Local: Auditório Antonio Gilioli (Bloco A do IME)
Data: 5/maio/2014
Horário: das 16:00 às 17:30

A palestra será transmitida pela IPTV.

05/mai (2014), 13:00 - 05/mai (2014), 14:30