Curto-circuito de cursos: uma forma do Grupo Hardware Livre USP integrar conhecimentos diversos em aulas curtas para a comunidade

Curto-circuito de Cursos” é o título interessante que o Grupo HardwareLivreUSP deu ao conjunto de oficinas didáticas ministradas em 2019 no Laboratório de Impressão 3D do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Ao longo de dois meses, foram ministrados cursos envolvendo Arduino e outras tecnologias como eletrônica, programação em C, modelagem e impressão 3D, e computação musical.

Apesar de não haver a necessidade de conhecimento prévio, pessoas que entendem um pouco de eletrônica e/ou de linguagens de programação podem absorver o conteúdo com mais facilidade, mas os cursos são preparados para públicos diversos de qualquer faixa etária. Foram recebidas pessoas com e sem vínculo com a USP, de modo que a disseminação do conhecimento pudesse ser o mais inclusiva possível.

protoboard
Protoboard para estudo de circuitos

Os cursos foram escolhidos levando em conta a experiência adquirida por membros do grupo, a relevância do tema para a prototipagem rápida de projetos maker e a disponibilidade de materiais e de instrutores no laboratório em que se encontra o grupo no IME/USP (Lab 3D). Em cada uma das aulas o foco é o ensino de temas por meio de tecnologias livre, seguindo uma metodologia maker, que mistura teoria e atividades práticas individuais, voltadas para a filosofia do "Faça Você Mesmo" (do inglês "Do It Yourself" - DIY). 

Monitor mostrando desenvolvimento de projeto para impressão 3D
Desenvolvimento de projeto de impressão 3D

Os temas são complementares mas independentes, dessa forma o aprendiz pode escolher participar de todo o circuito de oficinas ou apenas de algumas, ou ainda a depender de disponibilidade de turma,  escolher a sequência de sua preferência. Após a conclusão de um curso qualquer, o aluno era estimulado a voltar para novas aulas mais avançadas sobre o tema de seu interesse, sendo possível alongar um pouco o curso de forma adaptativa e por demanda. 

lousa com exemplo esquema de circuitos
Estudo de esquema de circuitos

Destaca-se no Curto-Circuito de Cursos o fato de os alunos buscarem os cursos para desenvolvimento de projetos pessoais. Desta forma, muitos projetos foram discutidos e encaminhados durante os cursos, e o HardwareLivreUSP teve a oportunidade de conquistar novos parceiros e amigos a partir desta atividade. 


O Grupo de extensão HardwareLivreUSP  está estudando oferecer novo ciclo de oficinas, portanto recomendamos que os interessados acompanhem as novidades e entrem em contato: 

e-mail: hwlivre@ime.usp.br

Facebook: https://www.facebook.com/Hardwarelivreusp/

 GitHub: https://github.com/HardwareLivreUSP

 Instagram: https://www.instagram.com/hardwarelivreusp/

 Telegram: http://tiny.cc/telegram-hlu

 YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCmjqVK00Py4OyQz2qkOg7ew

 Last.FM: https://www.last.fm/pt/user/HardwareLivre

 

Edina Arouca/ Antonio Deusany/ Marcelo Schmitt 


Data
De 21 de outubro a 4 de dezembro de 2019