Interhack: alunos de qualquer curso da USP podem participar de hackathon

Programação, negócios, design, criatividade: são muitas as habilidades que movem uma maratona de programação. Conhecidas como hackathons, estas competições desafiam os participantes a criar soluções tecnológicas envolvendo um determinado tema. No início de junho, um grupo da USP pretende realizar o maior campeonato universitário desse tipo no Brasil, o InterHack.

As inscrições estarão disponíveis on-line a partir das 17 horas do dia 18 de maio até as 22 horas do dia 20 de maio. 

A primeira fase do evento acontecerá em três lugares da Universidade simultaneamente – Instituto de Matemática e Estatística (IME), no campus Butantã; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos; e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na zona leste de São Paulo. O estudante interessado deverá escolher em qual das três unidades deseja participar. São 180 vagas, 60 para cada sede. 

A seletiva será dias 1º e 2 de junho e traz o tema “Melhorando a gestão universitária por meio da tecnologia”.

Quem organiza a super maratona é o USPCodeLab. Segundo o coordenador do grupo, Renato Cordeiro, o objetivo é estimular a inovação tecnológica na USP. Durante 24 horas, os participantes deverão criar protótipos de softwares e hardwares para solucionar problemas relacionados ao tema. 

“Qualquer estudante da USP pode participar e é ótimo que pessoas de cursos diferentes participem”, afirma Renato. Haverá transporte para alunos de Ribeirão Preto que desejem participar em São Carlos e para alunos de Lorena que desejem participar na EACH.

Participantes ficam concentrados por horas na busca da solução proposta – Foto: Divulgação / USPCodeLab
Participantes ficam concentrados por horas na busca da solução proposta – Foto: Divulgação / USPCodeLab


Participantes ficam concentrados por horas na busca da solução proposta – Foto: Divulgação / USPCodeLab
.
Os alunos precisarão trabalhar em equipe e sob pressão para que as soluções sejam desenvolvidas no tempo previsto. “Mas haverá muita comida disponível, lanches e cafés. Além disso, os mentores vão auxiliar os grupos em pontos de dificuldades durante estas 24 horas”, explica Renato.

Finalizada esta etapa, os grupos terão três minutos para o pitch – nome dado a uma apresentação curta com o objetivo de despertar interesse em seu projeto, seja para vendas ou competições. Após avaliação, as quatro melhores propostas de cada sede serão premiadas e vão avançar para a grande final, a ser realizada nos dias 9 e 10 de novembro, na USP da capital. O tema será revelado apenas poucas semanas antes do evento.

Antes disso, nos dias 26 e 29 de julho, as equipes ainda poderão participar do HackerCamp, uma escola de férias para prepará-los para a etapa final da competição.

Fonte: Jornal da USP

Mais informações e inscrições: https://interhack.xyz/2019/

Local: Primeira seletiva da competição será realizada em três campi da USP: IME e EACH, na capital paulista, e ICMC, em São Carlos-SP 
Organização: USPCodeLab

Data
01/jun (2019), 10:00 - 02/jun (2019), 15:30