Palestra "OSv - O Sistema Operacional para Cloud Computing"

palestras

O CCSL convida você para a palestra "OSv - O Sistema Operacional para Cloud Computing" a ser ministrada por Glauber Costa, engenheiro e mestre pela Unicamp com uma década de experiência como desenvolvedor do Kernel Linux.

Data: 2/10 (quarta-feira)
Horário: 14:00
Local: Auditório do CCSL - IME - USP

*** O seminário é válido para a série de Seminário de Sistemas ***

A palestra será transmitida pela IPTV.

Resumo: O OSv é o primeiro Sistema Operacional do mercado projetado especificamente para Computação em Nuvem (Cloud Computing). A flexibilidade trazida pela computação em nuvem é certamente sem
precedentes. Em questão de minutos um usuário tem uma nova máquina virtual já ativa, executando o seu workload. Por máxima flexibilidade, essa maquina virtual usualmente executa um só aplicativo, permitindo que instancias de cada um dos aplicativos sejam provisionadas independentemente. O isolamento entre essas máquinas virtuais é uma tarefa relegada para o Hypervisor.

No entanto, cada uma dessas máquinas virtuais ainda roda um Sistema Operacional tradicional, com capacidade total de isolar recursos ainda que não haja nenhum recurso para isolar. Com um design inovador, o OSv é um "single address space OS", que tem a capacidade de executar um, e apenas um processo. Isso permite que o sistema evite o custo de trocas de nível de privilégio, TLB flushes, e cópias nos caminhos de I/O. Além disso, há uma enorme simplificação da administração do Sistema Operacional - visto que há pouco ou nada a gerenciar - que se traduz diretamente em economia para os usuários.

Em termos de performance, resultados preliminares já colocam o OSv cerca de 20% a frente do Linux em alguns workloads.

Palestrante: Engenheiro e Mestre pela Unicamp, Glauber tem uma década de experiência como desenvolvedor do Kernel Linux, já tendo sido apontado pela Linux Foundation com um dos 30 desenvolvedores mais ativos do projeto no mundo (2009). Empregado por empresas como IBM, Red Hat e Parallels, Glauber atuou grande parte da sua carreira , na área de virtualização, tendo contribuições importantes para os projetos Xen, KVM Hypervisor, QEMU, e mais recentemente Linux Containers. Atualmente é Lead Developer do OSv, o primeiro Sistema Operacional projetado para Computação em Nuvem.


Data
2 de outubro de 2013, 14h